Informativos ABTLP

Secretaria Nacional de Trânsito autoriza fase de testes de caminhões elétricos pesados no Brasil

Publicado pela ABTLP
“Esse momento demonstra que o Ministério dos Transportes e o governo do presidente Lula estão preocupados em aprimorar a regulação brasileira para o bem-estar do Brasil”, disse o secretário Adrualdo Catão

Em busca de alternativas mais sustentáveis e com menos emissões de gás carbônico para o transporte de cargas no país, a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) deu início, nesta terça-feira (9), a uma fase de testes de caminhões elétricos pesados no Brasil.

O evento que deu início a esse trabalho contou com a presença do secretário Nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, e com um test drive de dois caminhões elétricos do estudo.

De acordo com o secretário, o papel da Senatran é analisar qual o impacto na segurança viária e no pavimento, com as adaptações feitas aos caminhões que o estudo pretende analisar. “Iremos avaliar quais modificações regulatórias podem ou não serem realizadas, com o resultado dos estudos”, afirmou.

Os dez veículos que fazem parte desse regime experimental são voltados principalmente para rodar em zonas urbanas, regiões metropolitanas e no transporte intermunicipal de curtas e médias distâncias. A intenção é verificar como caminhões pesados elétricos se comportam neste tipo de operação, como é o seu desempenho e o impacto no pavimento.

Descarbonização
A agenda de descarbonização no setor tem sido tratada como prioridade pelo Governo Federal, desde o início da gestão, e o Ministério dos Transportes segue engajado nessa pauta. “Somos modelo para o mundo em geração de energia limpa, com uma frota em que aproximadamente 85% dos veículos são híbridos. O Brasil é o país que menos emite carbono, na média por veículo utilizado por cidadão, porque a gente já incorpora na gasolina um percentual de etanol que está em crescimento”, ressalta o ministro Renan Filho.

Além do secretário, também participaram do início da fase de testes dos caminhões pesados elétricos o presidente da Volvo América Latina, Wilson Lirmann; o presidente da ReiterLog, Vinícius Reiter Pilz e o presidente da Ritmo Logística, Paulo Carvalho, além de outras autoridades.

Parcerias
O estudo conduzido pela Senatran conta com coordenação técnica do Instituto Nacional de Projetos para Trânsito e Segurança (Inprotran), além de parceria com a montadora de caminhões Volvo, a fabricante de pneus Prometon, a Universidade de Brasília (UnB) e o laboratório de pavimentação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Iniciado em dezembro de 2022, o estudo contou com diversas análises de laboratório até chegar ao momento de levar os veículos para testes práticos em rodovias públicas.

Análises iniciais apontam que os caminhões elétricos apresentam vantagens para a segurança viária, como alta eficiência energética, inexistência de ruído, baixo nível de vibração, além de zero emissão de gás carbônico. Pelo cronograma da Senatran, a fase de testes dos caminhões pesados elétricos deve durar de dez meses a um ano.

“Este momento é de grande satisfação para a Senatran. É um momento que demonstra que o Ministério dos Transportes e o governo do presidente Lula estão preocupados em aprimorar a regulação brasileira para o bem-estar do Brasil”, finalizou o secretário Adrualdo Catão.

Fonte/Imagem: Ministério dos Transportes

Deixe um comentário