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Sistema Transporte acompanha assinatura de contratos de concessão de rodovias do Paraná

Publicado pela ABTLP

Cerimônia formalizou a transferência de 19 trechos rodoviários à iniciativa privada. Contratos representam R$ 30,4 bilhões em investimentos

Na terça-feira (30), os lotes 1 e 2 das rodovias do Paraná foram, oficialmente, transferidos aos vencedores dos leilões realizados no ano passado. A Infraestrutura Brasil Holding XXI S.A. e o Consórcio Infraestrutura PR são, agora, responsáveis pela administração dos trechos pelos próximos 30 anos. Os contratos foram assinados em cerimônia no Palácio do Planalto e representam R$ 30,4 bi em investimentos.

O presidente do Sistema Transporte, Vander Costa, acompanhou a solenidade, em que estavam presentes o presidente Lula; o ministro dos Transportes, Renan Filho; o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa; e o diretor-geral da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), Rafael Vitale; o governador do Paraná, Ratinho Filho; além diversos parlamentares e autoridades.

Primeiro a discursar, Ratinho Filho celebrou o “novo momento para a infraestrutura de transportes do Paraná”. “Somos a ligação do Sul com o Sudeste e com o Centro-Oeste, fazemos fronteira com a Argentina e o Paraguai, por isso queremos transformar o estado em uma central logística. Com as intervenções previstas na concessão, poderemos aumentar a capacidade de carga, trazendo mais segurança para o usuário, menos risco de acidentes, mais conforto para o caminhoneiro”, destacou.

Em sua participação, o ministro Rui Costa sublinhou a disposição do governo em acolher projetos estratégicos ao país. “Temos o lema de unir o país, dialogando com todos os entes federados e superando o passado recente. O que nos interessa é gerar emprego, melhorar atividade econômica e a infraestrutura logística – o que significa reduzir o Custo Brasil, ou seja, reduzir o custo para os produtores e o preço para o consumidor”, disse.

Último a se manifestar, o ministro Renan Filho exaltou o ineditismo do modelo adotado para o leilão. “Essas concessões inauguram a entrada de recursos de fundos soberanos para projetos de infraestrutura rodoviária no Brasil”, mencionou, referindo-se ao Fundo Pátria e ao Fundo Perfin. Segundo ele, a Pasta e o governo como um todo trabalham em duas frentes: investir mais recursos federais e atrair mais recursos privados. “A soma desses esforços é o que torna o Brasil mais competitivo e cria um melhor cenário para as nossas exportações”, concluiu.

Planejamento e ações prioritárias

No primeiro ano de concessão, serão feitas ações emergenciais e de recomposição da sinalização das rodovias. A partir do segundo ano, tem início a recuperação estrutural das estradas concedidas. No Lote 1, formado pelas BRs-277/373/376/476/PR e as PRs-418/423/427, serão 344 quilômetros de vias duplicadas – mais de 70% da extensão total.

As melhorias previstas devem reduzir os riscos de colisões frontais e outras ocorrências graves de trânsito, garantindo ainda mais fluidez viária e redução no tempo de viagem, sobretudo nos municípios da Região Metropolitana de Curitiba (PR).

Já no Lote 2 (BRs-153/277/369/PR e PRs-092/151/239/407/408/411/508/804/855), que dá acesso ao litoral e à região do Porto de Paranaguá, mais de 350 quilômetros de pistas duplas serão incorporados à malha rodoviária. Essas obras deverão ser realizadas entre o terceiro e o sétimo anos da concessão.

Com informações da Assessoria Especial de Comunicação do Ministério dos Transportes.

 

Fonte: CNT / Foto: Divulgação

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