Nesta quarta-feira (15/2), a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) recebeu representantes da Confederação Nacional de Transportes (CNT), que apresentaram à Diretoria Colegiada da Agência os resultados da 25ª Pesquisa CNT de Rodovias. O levantamento traz dados detalhados sobre o estado geral e a qualidade das rodovias pavimentadas brasileiras. De acordo com a pesquisa, 67,1% das rodovias federais concedidas estão em boas ou ótimas condições.
Na edição 2022, a Confederação avaliou 100% da malha rodoviária federal pavimentada, incluindo públicas e concedidas, e as principais estaduais. No levantamento, foram analisados: pavimento, sinalização e geometria da via, bem como a existência de pontos críticos nos trechos. Segundo o diretor-executivo da CNT, Bruno Pereira, o intuito do estudo é subsidiar políticas públicas, projetos privados, atividades de ensino e pesquisa que promovam o desenvolvimento do transporte rodoviário de cargas e de passageiros.
Dos 110 mil km avaliados, 12,4 mil km foram de rodovias federais concedidas e os resultados apontaram que 67,1% são classificadas como ótimas ou boas; 26,3% como regulares; 5,6% como ruins e apenas 1% como péssimas. Além disso, no ranking das 10 melhores rodovias do país, quatro são concedidas e estão sob a regulação e fiscalização da ANTT. São elas: BR-050 (Eco050), no trecho compreendido no estado de Minas, entre os municípios de Araguari e Delta, e no trecho goiano, entre Valparaíso de Goiás e Cumari; BR-365/MG (Ecovias do Cerrado), de Uberlândia a Santa Vitória; e BR-290/RS (CCR Via Sul), entre Osório e Porto Alegre. De acordo com o diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale, esse resultado demonstra que as concessões são a melhor solução para atingir
um patamar de excelência na infraestrutura rodoviária. “Ainda temos muito a avançar, mas estamos no caminho certo. Aqui na Agência trabalhamos para, cada vez mais, dar segurança e conforto para os usuários das rodovias concedidas”.
Outro ponto que merece destaque é o grande volume de investimentos feitos nas rodovias concedidas em 2022. Enquanto, o aporte federal foi, em média, de R$115 mil, por quilômetro, as concessionárias investiram, em média, R$ 411 mil. Cerca de 3,5 vezes a mais por quilômetro nas rodovias.
Na ocasião, Vitale falou ainda sobre a importância da parceria entre as Instituições a fim de aperfeiçoar a infraestrutura, a fluidez do tráfego e a segurança viária em todo o país. “A troca de informações sobre o estado das rodovias e de tecnologias de monitoramento são fundamentais para que possamos aprimorar e ampliar a regulação e fiscalização nas concessões”, ressaltou o diretor-geral da ANTT.
Pesquisa CNT de Rodovias – Realizada desde 1995, a Pesquisa CNT de Rodovias se consolidou, ao longo dos anos, como uma importante ferramenta de avaliação das condições da malha rodoviária. Na edição 2022, 22 equipes percorreram as 5 regiões do Brasil, durante 30 dias, de forma a compor os resultados da Pesquisa que passa a integrar a maior série histórica de informações rodoviárias do país. A pesquisa completa está disponível na página pesquisarodovias.cnt.org.br
Fonte: ANTT
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