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O FREIO DE ESTACIONAMENTO DO TRATOR, TAMBÉM ESTACIONA AS CARRETAS?

Publicado pela ABTLP

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Essa dúvida é frequente e impõe ao transporte agrícola e florestal riscos elevados. Nesse tipo de transporte muitas vezes o carregamento do veículo é realizado em rampas íngremes.

O motorista chega no local com o conjunto vazio e aciona o Controle do Freio de Estacionamento no painel do caminhão. Então, por questões de segurança, desce da cabine, considerando os riscos operacionais durante o carregamento, como queda da carga ou impacto da máquina na cabine.

riscos operacionais durante o carregamento - condutor desce da cabine

Muito bem. Até aqui, tudo certo!

O que muitos não sabem, é que nesse momento apenas os eixos do trator estão com os freios acionados! Os eixos das carretas estão soltos.

comando do freio de estacionamento do caminhao-tratorO Comando do Freio de estacionamento do caminhão-trator tem as seguintes posições:

0: freio liberado.
1: na passagem entre a posição 0 e 1 é acionado gradualmente o freio estacionário do trator e os freios de serviço das carretas (por isso, pode ser utilizado, nessa fase, como “freio de emergência do conjunto”).
2: posição acionado (e travado): freio de estacionamento do trator acionado. Nenhum freio da carreta acionado (está solta!).

A medida que o conjunto vai recebendo carga, e por consequência aumentando o seu peso, somente os freios do trator acionados podem ser insuficientes, especialmente com cargas elevadas e piso escorregadio.riscos operacionais durante o carregamento - condutor tambem desce da cabine

E o conjunto começará a descer sem o condutor, trazendo de arrasto o caminhão-trator.

Muitos podem pensar: deixe acionado o freio de estacionamento da carreta nas caixas de comando na lateral. Mas, terminado o carregamento, ao desacionar do lado externo do veículo, o conjunto entrará em movimento sozinho, e causará um acidente grave.

Alguns motoristas no melhor estilo “mais vale uma gambiarra que um acidente”: mantém a válvula de Freio de Serviço exclusivo do rebocado (conhecido como freio “bigode”) artificialmente acionada através de um elástico, uma forquilha ou mesmo com um contrapeso (já vi até uma garrafa d´água).

Além de ser improvisado, as fábricas não recomendam utilizar o Comando do Freio de Serviço do rebocado como Freio de Estacionamento.

Então, não restam muitas alternativas:

– Alguns veículos novos possuem uma válvula de bloqueio: ao puxá-la, bloqueiam-se os freios dos rebocados, resolvendo a questão.
– Alguns instalam uma chamada “3ª-linha” de acionamento de modo a permitir acionar os freios dos rebocados.
– Aqueles que não tem, pode-se utilizar calços nos pneus antes do carregamento: o que nem sempre é muito fácil nessa condição de via e de configuração de eixos desses conjuntos.

Por isso: cuidado!. Alerte seus motoristas. Acionar o freio estacionário do trator não aciona os freios da carreta. Se carregar em rampa, o conjunto poderá entrar em movimento sozinho.

Texto de Eng. Rubem Penteado de Melo

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