Notícias em Destaque

NTC&Logística define tarifas do TRC durante evento em Salvador

Publicado pela ABTLP

1º CONET&Intersindical de 2015 terá um dia inteiro de debates com principais líderes e especialistas do TRC

São Paulo, 22 de Janeiro de 2015 – Tendo em vista a importância das tarifas no setor de transporte rodoviário de cargas (TRC) e o impacto que estas trazem para as empresas e a economia do país, a NTC&Logística realizará no próximo mês, em Salvador, o primeiro CONET & Intersindical de 2015.

O Conselho Nacional de Estudos em Transporte, Custos, Tarifas e Mercado – CONET – tem como principal objetivo o debate de itens como: Defasagem do Custo do Frete, INCT-F e INCT-L (Índice Nacional do Custo do Transporte de Carga – Fracionada e Lotação), entre outros números, todos eles baseados em pesquisa realizadas pela entidade.

Para o diretor técnico da NTC e coordenador do DECOPE (Departamento de Custos Operacionais, Estudos Técnicos e Econômicos da NTC), Neuto Gonçalves dos Reis, o momento econômico pelo qual as empresas de transporte passam hoje é muito peculiar. “As empresas vêm sofrendo uma enorme pressão financeira. Uma hora é a lei 12.619/2012, que reduziu drasticamente a produtividade do setor. Outra hora é a introdução da norma Euro 5, que aumentou os preços dos veículos a diesel e criou a necessidade do uso do Arla 32. Isso, para não falar nos sucessivos reajustes do preço do óleo diesel, dos salários e dos encargos sociais, das crescentes restrições de trânsito nas grandes e médias cidades, das deficiências das rodovias, além do aumento dos roubos de carga”, explica.

Ainda segundo Reis, o quadro fica pior com as dificuldades econômicas observadas no último ano, que vêm reduzindo o volume de carga e acirrando a concorrência. “Diante de tudo isso, é fundamental que o setor busque a necessária recomposição das tarifas e o repasse das defasagens tarifárias. É uma discussão que o setor precisa travar de modo a balizar a decisão individual de cada empresa”, explica o diretor técnico.

No segundo momento do dia, durante a Intersindical, a NTC promoverá o debate e a proposição de soluções para temas como: Lei 12.619 (Lei do Descanso), Roubo de Cargas, Terceirização de Mão de Obra, Contribuição Confederativa e Arla 32 / Euro 5.

“Para esses debates, a presença de empresários do setor, líderes sindicais, técnicos e economistas é fundamental, para proporcionar uma troca de informações rica e capaz de definir mudanças que atendam à real necessidade do TRC”, acrescenta José Hélio Fernandes, presidente da NTC.

Serviço
CONET & Intersindical
Data: 26 de fevereiro de 2015
Local: Av. Antônio Carlos Magalhães, 711/741 – Hotel Fiesta / Salvador (BA)
Horário: a partir das 8h30
Inscrições: gratuita

Sobre a NTC&Logística
Fundada em 1963, a Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística) é uma entidade civil que representa as empresas de transporte de carga e logística em todo o Brasil. Constituída por mais de três mil empresas associadas, a entidade defende a categoria frente aos órgãos e autoridades governamentais, a fim de informar as deficiências e discutir melhorias para o setor. Oferece, também, orientação técnica, política, jurídica e institucional às empresas associadas e a um complexo sistema de representação formado por outras entidades de classe empresarial.

Deixe um comentário