Notícias em Destaque

Indorama Ventures completa a aquisição da Oxiteno

Publicado pela ABTLP

A Indorama Ventures Public Company Limited (IVL) concluiu hoje a aquisição de 100% da Oxiteno S.A. Indústria e Comércio, sediada no Brasil, tornando-se um fornecedor líder global em mercados de tensoativos de alto valor.

A aquisição da Oxiteno, antiga subsidiária da Ultrapar Participações S.A., foi anunciada em agosto de 2021 e vigora a partir de 1º de abril de 2022, após a aprovação da transação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE). Com a aquisição, a IVL amplia seu perfil de crescimento em mercados altamente atrativos na América Latina e nos EUA, tornando-se a principal produtora de surfactantes nas Américas, com potencial adicional de expansão na Europa e Ásia.

Segundo D. K. Agarwal, CEO da IVL: “Esta aquisição estratégica está alinhada à nossa Visão 2030 de aumentar nossa liderança no setor em sustentabilidade e nosso objetivo contínuo de dobrar nosso EBITDA a cada cinco anos. Com base em nossa experiência de concluir cerca de 50 aquisições em 20 anos, a qualidade das pessoas da Oxiteno e nossos valores compartilhados foram considerações importantes. A Oxiteno traz uma excelente equipe de gestão, forte relacionamento com clientes no Brasil, Uruguai e México, expertise em inovação em sustentabilidade e um forte programa ESG/sustentabilidade. Damos as boas-vindas aos novos membros da família IVL e esperamos cumprir nosso propósito de ‘reimaginar a química juntos para criar um mundo melhor’”.

A Oxiteno passa a fazer parte do segmento de negócios “Integrated Oxides and Derivatives” (IOD), que a IVL formou em 2020 com a compra de ativos da norte-americana Huntsman. O IOD é um impulsionador de crescimento de alta margem ao lado do tradicional segmento de necessidades de PET Combinado (CPET) da IVL e seu segmento de Fibras. Juntos, os três segmentos da IVL criam uma plataforma integrada mais forte e resiliente ao longo da cadeia de valor petroquímica da empresa.

A aquisição da Oxiteno inclui 11 fábricas na América Latina e nos EUA, 5 centros de P&D, uma equipe de gestão experiente, um forte histórico de governança ambiental e experiência em inovação em química verde. Por meio da Oxiteno, o IOD assume uma posição de liderança em tecnologias que atendem a soluções de surfactantes de alto valor agregado (HVA) lideradas pela inovação em atraentes mercados de cuidados pessoais e domésticos, soluções agrícolas e mercados de revestimento e recursos. Essa diversidade aumenta a estabilidade e a resiliência dos lucros do IOD. O mercado de surfactantes teve um crescimento consistente na última década, impulsionado por tendências de crescimento populacional, urbanização e crescente conscientização sobre higiene em meio à pandemia global.

Link Youtube: https://youtu.be/JXVqojG7bVQ

A transação da Oxiteno tem um valor empresarial de 6,1x EV/EBITDA com base nos resultados de 2021 e tem ganhos imediatos. É totalmente financiado por fluxos de caixa livres, incluindo um pagamento diferido de US$ 150 milhões em abril de 2024, ativos de capital de giro de curto prazo e dívida com juros. A IVL espera gerar uma economia de US$ 100 milhões por meio de ajustes de portfólio, otimização de ativos e excelência operacional.

A apresentação completa pode ser baixada no link a seguir:

https://assets.revistacultivar.com.br/83be539c-2d48-4a1f-9474-47f54e830267.pdf

Fonte: Revista Cultivar

Deixe um comentário