Área governamental Notícias em Destaque

ANTT acompanha escavação de túnel do contorno viário em Florianópolis

Publicado pela ABTLP

Com 820 metros de extensão em cada pista, o túnel está localizado entre os municípios de Biguaçu e São José (SC)

Nesta quarta-feira (26/1), os diretores da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) Davi Barreto e Guilherme Theo Sampaio, bem como o superintendente de Infraestrutura Rodoviária (Surod), André Freire, participaram da escavação do túnel 4 do contorno viário de Florianópolis. A Arteris Litoral Sul é a concessionária responsável pela execução da que é considerada a maior obra de infraestrutura rodoviária do país.

Com 820 metros de extensão em cada pista, o túnel está localizado no km 207 da via, na divisa entre os municípios de Biguaçu e São José (SC). As escavações de abertura de seus emboques iniciaram em maio de 2021.

Até o momento já foram retirados da pista do túnel aproximadamente 190 mil m3 de material escavado, suficientes para encher 15.800 caminhões. Com o encontro das frentes, as obras avançam para as fases de escavação do rebaixo e revestimento do túnel, sendo possível a pavimentação e a instalação dos sistemas de ventilação, sinalização e monitoramento. De acordo com o diretor de operações da Arteris Litoral Sul, Cesar Sass, a conclusão dessa etapa representa um dos principais marcos nas obras do anel viário e um passo importante para o andamento do projeto.

Ao todo, o contorno viário de Florianópolis terá quatro túneis duplos, com mais de 3.600 metros subterrâneos em cada pista. Além disso, a via de 50 km conta com seis acessos por trevos, 14 pontes e mais de 20 passagens em desnível. Serão investidos mais de 3,7 bilhões em investimentos. Além disso, atualmente, mais de 2 mil trabalhadores estão atuando nas diversas frentes de obras.

Para acompanhar as obras, a população pode acessar o site. No endereço, também é possível esclarecer dúvidas sobre o projeto, acessar imagens aéreas das obras em andamento, além de conhecer os programas ambientais realizados para a preservação da fauna, flora e das tradições das comunidades indígenas da região.

Fonte: ANTT

Deixe um comentário