Informativos ABTLP Modificações nas Leis

INMETRO SUSPENDE LICENÇA DE COMERCIALIZAÇÃO DE ARLA 32 DE TRÊS MARCAS

Publicado pela ABTLP

Informativo ABTLP

Instituto determinou retirada imediata dos produtos nos pontos de venda em todo o Brasil

O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) identificou problemas no Arla 32 de três marcas e determinou sua retirada de pontos de venda de todo o Brasil. Os ensaios de laboratório apontaram irregularidades na composição química dos seguintes produtos: Catálise, envasilhado 20l, fabricado pela Destaque Produtos Químicos EIRELI-ME; Extron, envasilhado 20l, produzido pela Extron Indústria e Comércio de Lubrificantes Ltda; e Air Clean, envasilhado 20l, produzido pela Rodoquímica Indústria, Comércio e Transporte de Prod. Químicos Ltda.

Conforme o instituto, a suspensão das vendas é cautelar e se deve ao alto risco ao meio ambiente. Os testes, que integram o Programa de Verificação da Conformidade, foram realizados com base em requisitos técnicos estabelecidos na Portaria Inmetro nº 139/2011.

O Inmetro também abriu processo administrativo contra as três empresas. Aos consumidores, a recomendação é que o uso desses produtos seja suspenso. Além disso, quem adquiriu esses modelos de Arla 32 deve entrar em contato com o SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) das marcas e solicitar a substituição gratuita do produto ou o reembolso do valor.

A Afeevas (Associação dos Fabricantes de Equipamentos para Controle de Emissões Veiculares da América do Sul) alerta motoristas e transportadoras para que verifiquem a procedência do produto utilizado, visando evitar que o Arla 32 adulterado possa prejudicar os veículos e também os transportadores.

Utilizado em veículos de carga com sistema SCR (Catalisadores de Redução Seletiva), o Arla 32 é um reagente químico à base de ureia, necessário para atender a fase P7 do Proconve (Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores), que tem como objetivo reduzir a emissão de poluentes na atmosfera.

Fonte: CNT

Deixe um comentário