Informativos ABTLP Mais Notícias

GASOLINA BRASILEIRA É CARA?

Publicado pela ABTLP

Informativo ABTLP

Existe um sentimento generalizado de que a gasolina brasileira, principal insumo do setor de transporte rodoviário de cargas, é caro, devido ao excesso de tributos. No entanto, um levantamento de dados sobre o assunto confirma apenas parcialmente tal crença.

De acordo com estudo da Petrobrás levando em conta preços da gasolina para as principais capitais, entre 15 e 21 de maio de 2016, o preço de realização do produto corresponde a apenas 31% do preço (gráfico). Somando-se mais 12% do etanol (adicionado na proporção de 27% da mistura), chega-se a 43%. A tributação é de 39%, sendo 28% de ICMS e 9% do PIS/PASEP, CIDE e CONFINS, maior, portanto do que o próprio preço de realização do diesel. Restam ainda 20% para cobrir a margem de distribuição e revenda.

Composição do preço ao consumidor (Fonte: Petrobrás)
composicao do preco da gasolina ao consumidor

Quando se compara o preço em dólares com o de outros países (gráfico), constata-se que o preço brasileiro é aproximadamente o mesmo da China, sendo superior aos dos Estados Unidos e Canadá. É inferior ao dos países da Europa, Argentina, Uruguai Japão e Chile.

Preço da gasolina: Brasil x Outros países em 2015 (Fonte: Petrobrás, valores aproximados)

preco da gasolina - brasil x outros paises em 2015

Os preços de refinaria praticados no Brasil estão nivelados aos preços praticados em outros países.

Fonte: NTC&Logística

Deixe um comentário