Informativos ABTLP

Tarifas de pedágio da Dutra e Rio-Santos sobem nesta sexta (15)

Publicado pela ABTLP

VAI AUMENTAR: A partir da 0h desta sexta (15), os usuários da Dutra e da Rio-Santos vão pagar mais caro pelas tarifas de pedágio.

Rodovia Rio-Santos (BR-101) passa a ter valores diferenciados conforme o dia da semana e número de eixos do veículo. Novos valores entram em vigor à 0h nas duas estradas

A partir de zero hora desta sexta-feira (15), os usuários da Via Dutra (BR-116) e da Rio-Santos (BR-101), vão pagar mais caro pelas tarifas de pedágio nas duas rodovias sob concessão da CCR RioSP.

O aumento foi autorizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e publicado no Diário Oficial da União (DOU), no último dia 12, conforme consta na Deliberação 299/23.

A novidade é que, a partir desta sexta (15), os pedágios da Rio-Santos (BR-101) passam a cobrar valores diferenciados pelas tarifas, de acordo com o período (dias úteis e fins de semana/feriados) e número de eixos dos veículos.

Segundo a ANTT, essa nova modalidade de cobrança está amparada no contrato de concessão celebrado entre a concessionária e o Poder Público, no caso, a ANTT.

Tarifas diferenciadas na Rio-Santos
Portanto, a partir de 0h desta sexta (15), quem cruzar os pórticos (três, no total) instalados na Rio-Santos (BR-101) vão pagar valores diferentes em Paraty (RJ), Mangaratiba (RJ) e Itaguaí (RJ), conforme o período e número de eixos do veículo. Em dias úteis o valor para carro de passeio será de R$ 4,60; enquanto nos fins de semana e feriados, R$ 7,60.

O Estradas questionou a ANTT sobre essa nova modalidade de cobrança na Rio-Santos. Por meio de sua assessoria de imprensa, a Agência enviou a seguinte resposta:

“Conforme publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (12/9), o contrato original de concessão da BR-116/101/RJ/SP prevê, na subcláusula 19.3.6, que nos Trechos Homogêneos da BR-101/RJ/SP que fazem parte do Sistema Rodoviário, durante o período compreendido entre as 18h de cada sexta-feira e as 6h de cada segunda-feira, bem como em feriados, as Tarifas de Pedágio calculadas conforme a subcláusula 19.3.5 serão multiplicadas por 1,66. Além disso, o contrato original também estipula, na subcláusula 19.3.9, que para os veículos com mais de 8 eixos, será adotado o Multiplicador de Tarifa equivalente à categoria 10, acrescido do resultado da multiplicação entre o Multiplicador de Tarifa correspondente à Categoria 1 e o número de eixos do veículo que excederem a 8 eixos”.

MAIS CARO NO FIM DE SEMANA: Outra novidade para os usuários da Rio-Santos (BR-101) é quanto à modalidade de cobrança nas três praças, em dias úteis e fins de semana e feriados (mais caros).

Segundo a ANTT, as tabelas publicadas (ver abaixo) trazem os novos valores a serem cobrados na Via Dutra (BR-116) e Rio-Santos (BR-101):

Praças P1 – Arujá (SP); P2 – Cabines avançadas de Arujá (Rodoanel) e P3 – Guararema (SP), Norte e Sul

Praças P4 – Jacareí (SP), e P5 – Cabines avançadas de Jacareí (SP)

Praça P6 – Moreira César (SP)

Praça P7 – Itatiaia (RJ)

Praça P8 (Paraty-RJ), P9 (Mangaratiba-RJ) e P10 Itaguaí-RJ) – DIAS ÚTEIS

Praça P8 (Paraty-RJ), P9 (Mangaratiba-RJ) e P10 Itaguaí-RJ) – FINS DE SEMANA E FERIADOS

Fonte: estradas.com.br

Deixe um comentário