Área governamental Informativos ABTLP

Sonho antigo de Brasília, duplicação da BR-080/DF começa a virar realidade via Ministério dos Transportes

Publicado pela ABTLP

Assinatura da ordem de serviço da BR-080/DF ocorreu nesta terça-feira (21)

Obra esperada há décadas pela população de Brasília, a duplicação de quase 25 quilômetros da BR-080/DF começou a virar realidade nesta terça-feira (21). O ministro dos Transportes, Renan Filho, assinou a ordem de serviço que garantem os recursos e o início das obras na região de Brazlândia, saída Oeste do Distrito Federal.

“Essa estrada é esperada há muito tempo. Quando o presidente Lula venceu a eleição, ele disse o seguinte: nós vamos incrementar os investimentos no país. Não da cabeça do ministro Renan Filho, da cabeça do presidente da República, sendo feito de maneira federativa, ouvindo os governadores do Brasil inteiro”, disse o ministro dos Transportes.

Quais são as obras?

  • Duplicação de 24,6 quilômetros da rodovia;
  • Os serviços incluem adequação de capacidade, restauração, melhorias de segurança e eliminação de pontos críticos;
  • Incluída no Novo PAC, tem investimento previsto de R$ 314 milhões;
  • A obra entrou no Novo PAC após solicitação do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha;
  • Cerca de 80 mil motoristas que usam a rodovia diariamente serão beneficiados.

A execução das melhorias e a posterior finalização das obras terão reflexo no desenvolvimento socioeconômico da região, promovendo geração de empregos, aumento da arrecadação tributária distrital e federal, redução de acidentes, colisões e atropelamentos, gerados pelos atuais cruzamentos de veículos e pedestres ao longo da BR-080/DF, entre Taguatinga e Brazlândia. Também deve reduzir o valor dos fretes, já que a região é grande produtora de hortifruti, em especial o morango.

Além do ministro Renan Filho, participaram da cerimônia o governador do DF, Ibaneis Rocha, a vice-governadora do DF, Celina Leão, deputados federais e distritais e outras autoridades.

Fonte: Ministério dos Transportes

Deixe um comentário