Informativos ABTLP Mais Notícias

Ritmo de crescimento do emprego no transporte é destaque da edição de novembro do Boletim de Conjuntura Econômica da CNT

Publicado pela ABTLP

A CNT (Confederação Nacional do Transporte) publicou, nesta quinta-feira (9), novo informe técnico com o panorama econômico atual do Brasil. O Boletim de Conjuntura Econômica de novembro de 2023 reúne informações importantes com relação aos indicadores econômicos e aos seus impactos no setor de transporte.

O destaque está na continuidade da geração de empregos no setor, que acumula mais de 89 mil novos postos formais de trabalho até setembro – 4.793 a mais do que no mesmo período de 2022. Em termos regionais, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Santa Catarina foram os estados que mais geraram empregos em setembro de 2023. O detalhamento do saldo (admissões e desligamentos) pode ser acessado no Painel do Emprego no Transporte (cnt.org.br/painel-emprego-transporte), da CNT.

Além disso, nota-se uma redução da meta da taxa Selic de 12,75% para 12,25% ao ano. À luz da ata mais recente do Copom (Comitê de Política Monetária), divulgada no início do mês, infere-se que o Banco Central continuará o ciclo de cortes e avalia favoravelmente o cenário doméstico. Esse fato pode indicar perspectivas favoráveis para a atividade econômica e para o setor de transporte. O comunicado, porém, aponta que o cenário internacional tem se mostrado volátil e exige cautela.

A inflação do transporte é outro ponto de atenção. O índice de preços do grupo Transportes acumulou aumento de 7,70% nos últimos 12 meses, até setembro, acima do que vinha se observando nos meses anteriores. Para esse resultado, contribuiu o aumento de preços do óleo diesel (10,11%) e da gasolina (2,80%) no período.

Leia o Boletim de Conjuntura Econômica de novembro de 2023 na íntegra.

Fonte: CNT

Deixe um comentário