Notícias em Destaque

Minas Gerais e Bahia aderem ao CRLV digital

Publicado pela ABTLP

Os Departamentos de Trânsito de Minas Gerais e da Bahia aderiram, nesta segunda e terça-feira (9 e 10), respectivamente, ao sistema que possibilita a versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). Agora, proprietários de automóveis registrados nesses estados poderão acessar, por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), o CLRV na versão eletrônica. A ferramenta é fruto de uma parceria entre o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

Atualmente, 21 estados já aderiram ao CRLV eletrônico: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Sergipe, além do Distrito Federal. Ao todo, são aproximadamente 881 mil veículos com cadastro ativo no aplicativo. A tendência é que esse número aumente na medida em que os Detrans dos estados se vinculem à ferramenta digital.

CARTEIRA DIGITAL – Em vigor desde julho de 2017, o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), que funciona como uma carteira virtual do condutor, emite tanto o CRLV quanto a versão eletrônica da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Mas, diferentemente do documento do carro, que ainda está contando com a adesão dos estados, a CNH já está disponível para todo o país.

Para a liberação da versão digital da CNH, é necessário que o documento tenha sido emitido a partir de 1º de maio de 2017. Isso porque o usuário, além de ter que preencher o cadastro, deve escanear o QR Code localizado no verso da CNH de papel. Por outro lado, para o documento CRLV digital é necessário apenas informar o número do Registro Nacional de Veículo (Renavam) e o número de segurança do Certificado de Registro do Veículo (CRV).

O aplicativo é disponibilizado gratuitamente para smartphones compatíveis com os sistemas Android e iOS (iPhones), localizados nas lojas virtuais Play Store e Apple Store, respectivamente.

Fonte: Assessoria Especial de Comunicação Ministério da Infraestrutura

Deixe um comentário