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ANTT autoriza Via Araucária a iniciar cobrança em cinco praças de pedágio em estradas do Paraná

Publicado pela ABTLP
Concessionária assumiu o Lote 1 do Sistema Rodoviário do Estado do Paraná, com 473 quilômetros de rodovias federais e estaduais

 

ALEXANDRE PELEGI

A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT autorizou nesta terça-feira, 12 de março de 2024, o início da cobrança de pedágio em cinco praças de rodovias federais no Estado do Paraná operadas pela concessionária Via Araucária.

A Concessionária iniciará a cobrança da tarifa de pedágio em 10 dias a partir da publicação no Diário Oficial da União desta terça (12).

As praças que iniciarão a cobrança são as seguintes:

P1 – São Luiz do Purunã – PR (km 140+000) da BR-277/PR,

P2 – Lapa – PR (km 191+500) da BR-476/PR,

P3 – Porto Amazonas – PR (km 165+700) da BR-277/PR,

P4 – Imbituva – PR (km 216+000) da BR-373/PR e

P5 – Irati – PR (km 256+100) da BR-277/PR, do trecho concedido da BR-277/373/376/476 e PR-418/423/427.

Os valores para a categoria 1 de veículos são os seguintes:

R$ 8,70 na Praça de Pedágio P1 – “S. L. do Purunã”

R$ 11,50 na Praça de Pedágio P2 – Lapa,

R$ 10,90 na Praça de Pedágio P3 – Porto Amazonas,

R$ 10,00 na Praça de Pedágio P4 – Imbituva, e

R$ 10,20 (dez reais e vinte centavos) na Praça de Pedágio P5 – Irati.

A Via Araucária é responsável pela operação, manutenção e modernização do Lote 1 do Sistema Rodoviário do Estado do Paraná, abrangendo 473 quilômetros de rodovias federais e estaduais.

Esse trecho inclui os contornos Norte e Sul de Curitiba, as interligações entre municípios da Região Metropolitana de Curitiba e a rota entre a capital e Guarapuava, no Centro-Sul do Paraná, entre outros segmentos viários.

A operação do Lote 1 das rodovias localizadas no Paraná começou no final de fevereiro deste ano, após a concessionária vencer o leilão. A concessionária assumi a operação de 473 quilômetros das rodovias BR-277, BR-373, BR-376, BR-476, PR-418, PR-423 e PR-427, nas regiões de Curitiba, Região Metropolitana, Centro-Sul e Campos Gerais.

No Lote 1 a Via Araucária terá de realizar 344 quilômetros de duplicações e 215 quilômetros de faixas adicionais.

O contrato, com prazo de 30 anos, prevê também a construção de 32 quilômetros de vias marginais, 27 quilômetros de ciclovia e 63 viadutos e trincheiras.

A empresa começou a operar com 420 colaboradores e 37 veículos, sendo quatro guinchos pesados, seis guinchos leves, dois caminhões para resgate de animais, dois caminhões-pipa, dez ambulâncias (sendo três com UTI) e 13 veículos para inspeção de tráfego.

Veja abaixo a tabela completa com os valores:

Fonte: Diário do Transporte | Foto: BR-376 – Contorno Sul / Roberto Dziura Jr-AEN

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