O estado de Michigan juntamente à empresa Cavnue tentará construir a primeira estrada somente para veículos autônomos nos Estados Unidos. Marcas de tecnologia e automóveis como Ford, BMW, GM, Toyota, Honda, Argo AI, Waymo e outras também prometem auxiliar a parceria público-privada.
A ideia é desenvolver a infraestrutura da via, que terá 64 km ao todo. Ela ligará Detroit e Ann Arbor como uma via separada do resto da malha que conecta as duas cidades. O projeto se chama oficialmente “Corredor Conectado de Michigan”.
Uma rede de sensores será criada em cima e embaixo da terra. Isso permitirá comunicações entre veículos. Esses sensores precisarão resistir ao clima de Michigan durante todo o ano e permanecer protegidos de hackers. De acordo com os parceiros, a tecnologia para se fazer a via existe, mas nunca foi utilizada da maneira como será.
Michigan afirma que está apenas começando a Fase 1 do projeto, que deve durar até 24 meses antes de continuar para a Fase Dois. O primeiro passo é essencialmente descobrir como começar a construir a estrada.
Os primeiros veículos autônomos permitidos serão transportes públicos e veículos de mobilidade compartilhada. Depois disso, a etapa seguinte será permitir que veículos de carga e veículos pessoais com direção autônoma entrem na estrada. Não foi dada uma data para a abertura da estrada.
Fonte: UOL
Deixe um comentário