Notícias em Destaque

Sergio Sukadolnick representa ABTLP na reunião da Câmara Ambiental da Indústria Química e Petroquímica da Cetesb

Publicado pela ABTLP

A Comissão identifica, estuda e propõe soluções no âmbito do meio ambiente.

O 2º vice-presidente da ABTLP, Sr. Sergio Sukadolnick (CESARI), participou, no dia 6 de agosto, da reunião da Câmara Ambiental da Indústria Química e Petroquímica, reativada recentemente pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).

A Câmara tem caráter consultivo, sendo um fórum de discussão que tem como objetivo promover melhorias na qualidade ambiental, por meio da interação permanente entre os setores produtivos e de infraestrutura paulista e o poder público.
De acordo com Sukadolnick, “a ideia dessa comissão é diminuir a burocracia para fazer licenciamentos, além de propor soluções que tragam mais segurança no transporte e evitem reincidência de acidentes ambientais.”

Três temas da agenda de prioridades foram eleitos nessa primeira reunião:

Especificação do gás natural: A Petrobras solicitou à ANP a retirada dos limites composicionais de hidrocarbonetos na especificação do gás natural. Caso a solicitação seja atendida, não haveria restrições à produção de gás proveniente do pré-sal, que é rico em etano, causando problemas de segurança, riscos de explosões e outros danos aos equipamentos industriais, que precisariam ser adaptados para o uso desse gás;

Revalidação ou reaproveitamento de produtos químicos após o vencimento: Produtos vencidos não podem ser vendidos e nem usados, e devem ser dispostos de maneira adequada. A Câmara tratará da revalidação do prazo para consumo desses produtos e da reclassificação dos resíduos;

Padronização de interpretação entre as regionais da Cetesb: Existe hoje a necessidade de uniformizar as interpretações da legislação ambiental que se aplica à indústria, para que se evitem entendimentos diferentes entre os técnicos de uma mesma norma, conforme a região do estado.

À medida em que for necessário, outros Grupos de Trabalho vinculados à Câmara serão criados. A próxima reunião da Câmara Ambiental recém reinstalada ainda não tem uma data definida, mas é provável que ocorra ainda em setembro.

Fonte: Abiclor

Deixe um comentário