Informativos ABTLP

Rodízio em SP é suspenso para carros e mantido para caminhões

Publicado pela ABTLP

O rodízio de carros está suspenso na cidade de São Paulo de 26 de dezembro a 6 de janeiro. Porém, para caminhões a restrição de circulação foi mantida

O rodízio de veículos de passeio está suspenso na cidade de São Paulo. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT), informou que, de segunda-feira, 26, a 6 de janeiro, os carros poderão circular livremente na cidade. Ou seja, sem restrições de horário e dia da semana. Porém, a liberação não vale para veículos pesados, como caminhões. Além disso, as Zonas de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e de Máxima Restrição ao Fretamento (ZMRF) permanecem com rodízio para todos.

Portanto, o rodízio para veículos de passeio só voltará a valer normalmente no dia 9 de janeiro, uma segunda-feira. A partir de então, a regra passa a valer como a de hoje. A restrição de circulação de veículos funciona no chamado Centro Expandido. Além disso, a proibição ocorre em dois períodos. Na parte da manhã, vale das 7h às 10h. À tarde, vai das 17h às 20h. E funciona conforme o final da placa.

Penalidades para quem desrespeita
Quem circula no centro expandido durante o rodízio comete infração média. Assim, tem de arca com multa no valor de R$ 130,16. Além disso, recebe quatro pontos na carteira de habilitação. Vale dizer que há vários radares com leitura de placa espalhados pela capital. Portanto, quem passa por um desses equipamentos fica sujeito à punição.

Finais das placas em cada dia do rodízio
O rodízio de carros em São Paulo foi criado em 1997 para limitar a quantidade de veículos nas vias da capital durante os horários de pico. A regulamentação municipal determina em quais dias e horários os carros e caminhões podem circular. A regra vale de acordo com o final da sua placa. Dessa forma, a ideia é reduzir os congestionamentos.

Na segunda-feira, não podem circular veículos com placas de final 1 e 2; Terça-feira é o dia em que não podem circular veículos com placas final 3 e 4;
Veículos com placas de final 5 e 6 estão proibidos de rodar na quarta-feira;
Quinta-feira é o dia de proibição para veículos com placas de final 7 e 8;
Finalmente, veículos com final de placa 9 e 0 não podem circular na sexta-feira

Onde fica o centro expandido
A restrição da circulação é delimitada nas ruas e vias da cidade do chamado Centro Expandido. Ou seja, inclui bairros que circundam o centro histórico. É o caso de Liberdade, Consolação, Bom Retiro, Brás, Mooca, Lapa, Barra Funda e Vila Leopoldina. Bem como Pinheiros, Vila Mariana, Saúde, Ipiranga e Moema, por exemplo.

Área de restrição inclui vários bairros no entorno do centro histórico da capital

Veículos isentos do rodízio
De maneira geral, a isenção de rodízio é concedida para veículos utilizados em serviços considerados essenciais. É o caso de ambulâncias, viaturas da polícia e dos bombeiros, entre outros. Algumas categorias profissionais também podem solicitação a liberação do rodizio. Entre eles estão médicos, transportadores de cargas especiais e de transporte escolar.

Gestantes e pessoas com problemas de saúde que restringem a mobilidade também podem solicitar a isenção. Assim como quem esteja fazendo tratamento contra doenças graves e precisa se deslocar para atendimento. O motorista que precisar realizar uma viagem de emergência e for autuado no rodízio, pode recorrer da multa. Porém, caberá à autoridade de trânsito avaliar se aceita ou não o argumento.

Elétricos e híbridos podem circular
Vele lembrar ainda que modelos elétricos e híbridos estão isentos do rodízio municipal. Assim, a restrição não inclui carros nem caminhões com motores 100% alimentados por baterias. Bem como os híbridos leves, com sistema de 48V, híbridos convencionais e também os do tipo plug-in. Estes podem ser recarregados em tomadas e carregadores.

A diferença entre os híbridos convencionais e os plug-in é relativamente simples. No primeiro tipo, os carros têm “circuito fechado”. Ou seja, as baterias são recarregadas exclusivamente pelo motor a combustão. São carros como Ford Fusion Hybrid e Toyota Corolla Hybrid. Nos híbridos plug-in, a recarga é feita na rede elétrica. Um exemplo é o novo Caoa Chery Tiggo 8.

Rodizio em São Paulo tem duas faixas de horário
A restrição de circulação de veículos funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 10h, no período da manhã, Além disso, vale das 17h às 20h, no período da tarde. De acordo com o final da placa, automóveis caminhões, incluindo os que tenham placas de outras cidades, ficam proibidos de circular no chamado centro expandido em um dia na semana. Nos fins de semana, no entanto, a circulação é permitida para todos.

Fonte: Estradas

Deixe um comentário