Área governamental Informativos ABTLP

Revisão do plano para reduzir mortes no trânsito será entregue até setembro deste ano

Publicado pela ABTLP

Seis grupos de trabalho criados pelo Pnatrans vão propor ações para trazer retorno positivo à sociedade

versão revisada do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans) será entregue até setembro, quando ocorre a Semana Nacional de Trânsito. Instituído pela Lei nº 13.614, de 11 de janeiro de 2018, e regulamentado pela Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) nº 740, de 12 de setembro de 2018, a revisão vai prever 177 ações voltadas para reduzir, em 10 anos, no mínimo em 50% o número de mortes e lesões no trânsito.

Segundo o diretor-geral do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Frederico Carneiro, a revisão do plano foi necessária para garantir a maior efetividade na promoção das ações para a segurança viária. “Como a nova Década de Ações para a Segurança no Trânsito da Organização das Nações Unidas (ONU) está começando agora, nada mais correto do que alinhar todas as expectativas da população e da realidade que o trânsito brasileiro passa hoje”, afirmou.

O plano norteia todas as ações dos órgãos e entidades que compõem o Sistema Nacional de Trânsito (SNT). Foram criados seis grupos de trabalho (GT) que reúnem especialistas de diversos órgãos, como Denatran, órgãos municipais de trânsito, Polícia Militar, DNIT e ANTT, para propor e viabilizar a implantação de ações que tragam um retorno positivo à sociedade. A revisão conta com o apoio do WRI Brasil no âmbito da Iniciativa Bloomberg pela Segurança Global no Trânsito.

REVISÃO – Com a revisão, o número de pilares do Pnatrans passa de oito para seis: Gestão do Plano de Segurança no Trânsito; Infraestrutura Viária e Engenharia de Tráfego; Segurança Veicular; Educação para o Trânsito; Atendimento às vítimas; e Esforço Legal e Fiscalização. A partir desses pilares, foram sugeridas 177 ações dívidas entre eles. Os GT ainda continuam os trabalhos e antes da finalização da revisão, a população terá acesso, via consulta pública, para maior análise.

Entre o conjunto de ações aplicadas após o Pnatrans, destacam-se:

  • veiculação de campanhas de conscientização;
  • estímulo à participação da sociedade;
  • aumento dos postos de fiscalização;
  • regulamentação de novos itens de segurança aos veículos nacionais;
  • modernização dos departamentos de trânsito;
  • capacitação dos agentes públicos;
  • redução de pequenas burocracias;
  • incentivo à divulgação.

Fonte: Ministério da Infraestrutura

Deixe um comentário