Notícias em Destaque

Petrobras reduz o preço da gasolina, mas não mexe no valor do diesel

Publicado pela ABTLP

Desde sábado, o preço da gasolina foi reduzido em R$ 0,05 por litro nas refinarias da Petrobras. O anúncio foi feito na última sexta-feira.

De acordo com a estatal, o novo preço da gasolina nas refinarias será, na média, de R$ 2,53 por litro. O valor do diesel não foi alterado.

A Petrobras ainda anunciou que sempre busca evitar o repasse imediato da volatilidade externa, causada por eventos conjunturais, para o mercado interno.

“Nossos preços seguem buscando o equilíbrio com o mercado internacional e acompanham as variações do valor dos produtos e da taxa de câmbio, para cima e para baixo. Os reajustes são realizados a qualquer tempo, sem periodicidade definida, de acordo com as condições de mercado e da análise do ambiente externo. Isso possibilita a companhia competir de maneira mais eficiente e flexível“.

A empresa também ressalta que, toda alteração de valor dos combustíveis, para mais ou para menos, são associadas ao mercado internacional do petróleo e à taxa de câmbio, e, mesmo assim acaba tendo uma influência limitada sobre o valor final do combustível para os consumidores.

“Como a legislação brasileira garante liberdade de preços no mercado de combustíveis e derivados, a mudança no preço final dependerá de repasses feitos por outros integrantes da cadeia de combustíveis. Até chegar ao consumidor são acrescidos tributos federais e estaduais, custos para aquisição e mistura obrigatória de etanol anidro, além das margens brutas das companhias distribuidoras e dos postos revendedores de combustíveis”.

Fonte: Blog do Caminhoneiro

Deixe um comentário