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Governo Federal restringe circulação de veículos de cargas pesadas na BR-319/AM

Publicado pela ABTLP

Portaria determina série de restrições para capacidade de peso de veículos que trafegam na rodovia.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) – vinculado ao Ministério da Infraestrutura (MInfra) – publicou nesta terça-feira (26) a Portaria nº 372, que determina uma série de restrições na circulação de veículos de cargas e de passageiros na BR-319, única ligação rodoviária entre Manaus/AM e Porto Velho/RO. A BR-319 é uma das prioridades do Governo Federal. A autarquia trabalha para garantir maior trafegabilidade durante todo o ano na estrada.

Para manter um tráfego seguro ao longo de toda a rodovia, a portaria estabelece que, entre os meses de junho e novembro, a circulação de veículos de carga e de passageiros com peso acima de 23 toneladas fica proibida. Já entre os meses de dezembro e maio, a restrição é para veículos com capacidade de peso acima de 17 toneladas. Com isso, o transporte de passageiros e de cargas para o atendimento às comunidades situadas às margens da rodovia fica mais seguro, especialmente no trecho entre Careiro da Várzea/AM (Km 13) e o entroncamento com a BR-230, no sentido Humaitá/AM (Km 679).

BR-319 – Os projetos para pavimentação do trecho ainda não asfaltado da BR-319 estão em fase de elaboração, e a expectativa é iniciar a execução dos serviços de pavimentação já em 2021. Neste mês, o DNIT publicou o edital de licitação visando a contratação de empresa que será responsável pela elaboração do Plano Básico Ambiental (PBA), Inventário Florestal, Projeto Arqueológico, Estudos de Malária, execução de campanhas de fauna e demais obrigações ambientais necessárias à obtenção da Licença de Instalação (LI) e Autorização de Supressão de Vegetação (ASV) para a reconstrução e pavimentação do chamado “Trecho do Meio” da BR-319/AM, localizado entre o Km 250 e o Km 655,7.

O compromisso do Ministério da Infraestrutura, além de garantir o desenvolvimento econômico e social, ao romper o isolamento das comunidades da região, é também assegurar que a BR-319 seja considerada uma obra modelo, no que diz respeito à sustentabilidade ambiental. As obras seguem as orientações dos órgãos ambientais. O projeto de reconstrução da rodovia inclui novos dispositivos de drenagem e recuperação de áreas degradadas. Mais de 100 mil mudas nativas serão plantadas no segmento. Vinte passagens de fauna aéreas e doze subterrâneas serão instaladas para a passagem de animais que cruzam a estrada.

OPERAÇÃO OXIGÊNIO – Durante a missão para transportar 160 mil m³ de oxigênio para Manaus, pela BR-319, o MInfra atuou, com apoio da PRF, para garantir trafegabilidade às sete carretas carregadas com o produto. Os comboios percorreram o trajeto de 877 quilômetros, desde Porto Velho, e contaram com o apoio das equipes de manutenção do DNIT para atravessar trechos não pavimentados da BR-319/AM. As empresas responsáveis pelos nove contratos de serviços de manutenção da rodovia amazonense estavam a postos, para fazer a correção de pontos críticos que poderiam surgir em decorrência das chuvas e permitir a passagem das carretas.

*Com informações da Coordenação-Geral de Comunicação Social – DNIT

Assessoria Especial de Comunicação
Ministério da Infraestrutura

Fonte: Ministério da infraestrutura

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