Notícias em Destaque

Em Santarém, Marinha debate Normas para Transporte de Cargas Perigosas

Publicado pela ABTLP

Embarcações já foram identificadas descumprindo normas. Quem infringir regras pode ser multado, ter habilitação suspensa e embarcação apreendida.

Uma reunião realizada nesta quarta-feira (02/04/14) na Marinha em Santarém, Oeste do Pará, debateu o cumprimento de normas marítimas que estabelecem critérios para o transporte de cargas perigosas, como combustíveis e gás de cozinha em embarcações na região.

Segundo o capitão da Capitania dos Portos, Robson Oberdan, o comando tem identificado embarcações que estão descumprindo estas normas. “Já aconteceu de constatarmos algumas embarcações que transportam não somente cargas perigosas, mas também outro tipo de carga em locais não permitidos para aquilo. Nesses casos nós retemos a embarcação para que reacomodem a carga ou retirem essa carga para seguir viagem”.

Com o intuito de diminuir o transporte clandestino de combustíveis, a capitania dos portos, em parceria com a colônia de pescadores Z-20 pretende fazer um trabalho de orientação com donos de embarcações.

O diretor de assistência social da Colônia de Pescadores Z-20, Jucivaldo Pereira, afirma que a parceria da Z-20 com a Capitania tem o objetivo de conscientizar sobre a importância dos cuidados com a segurança nas embarcações. “O papel da colônia de pescadores Z-20 é fazer um trabalho educativo junto aos donos de barcos que transportam combustíveis e passageiros, assim como com os próprios passageiros, para que eles possam entender as normas da segurança nesse transporte de cargas perigosas”.

Depois de feito o trabalho de reforço das normas de cargas perigosas, quem não se adequar às regras será penalizado. “Os comandantes de embarcações que por ventura insistirem em infringir as normas poderão ser multados, a embarcação pode ser apreendida e sua habilitação poderá ser suspensa dependendo da gravidade da infração”, declarou Oberdan.

Fonte: G1 – TV Tapajós