Informativos ABTLP Mais Notícias

ANTT divulga Índices de Desempenho Ambiental (IDA) ferroviário de 2022

Publicado pela ABTLP

Comprometida com o desenvolvimento sustentável dos transportes terrestres, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) divulga os resultados do Índice de Desempenho Ambiental (IDA) de 2022, para o setor ferroviário. O IDA, regulamentado nos termos da Portaria ANTT n° 10/2021, tem o objetivo de monitorar e acompanhar as concessionárias e subconcessionárias ferroviárias e rodoviárias, no que se refere à execução de ações sustentáveis que visam ao desenvolvimento de empreendimentos atrelados à proteção do meio ambiente, auxiliando na tomada de decisão para formulação de políticas e implantação de programas ambientais.

Em 2022, a apuração do indicador contou com a participação voluntária de 13 concessionárias e subconcessionárias ferroviárias, as quais responderam à avaliação acerca das ações sustentáveis que visam a proteção do meio ambiente adotadas no período. Dentre as concessionárias participantes, as que apresentaram melhor desempenho foram: Estrada de Ferro Carajás (EFC), Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) e Rumo Malha Paulista (RMP), conforme ranking classificatório a seguir:

Para o período apurado, as ações executadas pelas concessionárias e subconcessionárias ferroviárias para preservação do meio ambiente resultaram em um índice médio de 0,72. O detalhamento dos resultados do IDA ferroviário 2022 pode ser visualizado clicando aqui.

Fonte: ANTT

Deixe um comentário