Informativos ABTLP

Workshop promove troca de experiências sobre o PET BR

Publicado pela ABTLP

A primeira edição do Programa de Experiência Técnica no Brasil (PET BR) marcou uma semana intensa de aprendizado e imersão no universo do transporte terrestre. A experiência culminou no Workshop PET BR, que ocorreu nesta segunda-feira (11/12), na sede da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

O evento foi uma oportunidade de troca de conhecimentos entre os participantes da expedição e outros servidores da Agência, enriquecendo participantes com informações sobre as experiências valiosas e promovendo o aprimoramento contínuo do sistema de transporte no país. A transmissão está disponível no Canal ANTT no Youtube.

De acordo com o diretor da ANTT, Luciano Lourenço, o programa foi idealizado para trazer experiências externas aos servidores ANTT e, além disso, integrar equipes. “Essa iniciativa traz bons frutos ao trabalho diário, através de novas perspectivas podemos replicar no nosso trabalho e oportunidades de crescimento profissional”, frisou Lourenço.

O chefe de gabinete, Anderson Lessa, em seu pronunciamento, contou que o PET BR surgiu para que equipes técnicas da ANTT vivenciassem o dia a dia no trecho e as equipes técnicas tivessem a oportunidade de atualizar os conhecimentos. Além disso, reuniu servidores da Agência e representantes de diversas instituições, como a Infra S.A, o Tribunal de Contas da União e a Agência Nacional de Mineração.

“O PET é um programa que traz muito orgulho para gente. Aqui no Brasil a primeira experiência foi muito exitosa. Ganhamos muito aprendizado dentro da Agência, propiciamos a interlocução entre as áreas e isso não tem preço. Além disso, estamos concluindo a última etapa que é a transferência de conhecimento”, disse.

PET BR
A missão, que teve como tema central a multimodalidade, levou os participantes a percorrerem mais de 3 mil quilômetros pelos estados de Goiás, Minas Gerais e Espírito Santo. Durante a jornada, visitas técnicas foram realizadas em concessionárias, centros de controle operacional, terminais integradores, complexos mineradores e portos, proporcionando uma compreensão abrangente das operações e desafios enfrentados em cada segmento do transporte terrestre.

O sucesso da primeira edição do PET-BR ressaltou a importância de iniciativas que promovam a integração, aprendizado prático e troca de conhecimentos entre os diversos atores do setor de transporte terrestre. O evento não apenas enriqueceu os participantes com experiências valiosas, como também contribuiu para o aprimoramento contínuo do sistema de transporte no país.

Segundo o chefe especial de comunicação, Beto Agra, a comunicação tem um papel essencial na expedição pois, por meio dela, as vivências experienciadas durante a viagem permaneçam vivas ao longo dos anos. “A comunicação fez com que o PET BR fique vivo para sempre. É um legado para a Agência. Daqui a dez anos vamos assistir aos vídeos e relembrar do que vivemos durante o programa”, completou Agra.

Assista ao vídeo sobre o PET BR produzido pela equipe da AESCOM.

Deixe um comentário