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Os rumos da infraestrutura de transporte foram debatidos no CNN Talks, com a participação do Sistema Transporte

Publicado pela ABTLP
O evento contou também com as presenças do ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas

O presidente do Sistema Transporte, Vander Costa, foi um dos painelistas do CNN Talks, evento que reuniu autoridades, especialistas e empresários para discutir os rumos das infraestruturas de transporte, de energia e de saneamento no Brasil. A iniciativa foi da CNN Brasil, promovida em São Paulo (SP), nessa segunda-feira (11). O evento contou também com a participação do ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. Os debates contaram com a mediação dos jornalistas da CNN Brasil Márcio Gomes e Daniel Rittner.

Em sua participação no painel “Rumo ao futuro: desafios e inovações em transporte, logística e mobilidade”, o presidente Vander Costa defendeu a manutenção dos investimentos públicos e privados em infraestrutura de transporte para garantir geração de emprego e desenvolvimento econômico do país. “Somos favoráveis à estratégia de privatizar aquilo que de fato tem atratividade para o setor privado e de garantir investimentos públicos em projetos que vão garantir a redução da desigualdade social no país. O setor de transporte tem um potencial enorme para contribuir com o desenvolvimento econômico e social do Brasil.”

Vander Costa também reforçou a necessidade de garantir investimentos em mobilidade urbana, com foco no transporte coletivo. “Em um ano de eleições municipais, esse é um tema que deve estar na pauta do país. O transporte coletivo é também indutor de desenvolvimento, além de contribuir para um transporte mais seguro e sustentável.”

Para o ministro Sílvio Costa Filho, a parceria entre governos federal, estadual e a iniciativa privada é fundamental para garantir os investimentos necessários para o desenvolvimento do transporte nacional. Ele destacou os planos da pasta para o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, considerando aportes de R$ 2 bilhões, além da construção de um novo aeroporto entre Cajamar e Caieiras, também no estado de São Paulo, e a ampliação para cem novos aeroportos regionais no país nos próximos anos.

Ele também chamou de “dívida histórica” a falta de investimento em portos e no transporte hidroviário brasileiro. “Precisamos fazer um resgate desse segmento e aproveitar o potencial que temos no país. Estamos trabalhando na criação da secretaria nacional de hidrovias para valorizar o segmento.”  O ministro ainda citou os planos para o Porto de Santos, que deve receber aporte de R$ 12,6 bilhões do governo federal até 2028.

Durante a sua participação, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, destacou como as reformas estruturantes, realizadas desde 2016, têm contribuído para aumentar o interesse de investidores no país. “As reformas têm permitido ao Brasil reduzir os riscos nos projetos e garantir mais atratividade. Há que se reconhecer também que o Brasil aprendeu a estruturar projetos e esses têm trazido soluções criativas para os nossos desafios”, falou ele, no painel de abertura do evento.

PPPs

Durante o painel que contou com a presença do presidente do Sistema Transporte, Vander Costa, o tema das PPPs (parceria público-privadas) também mereceu atenção especial.

O diretor-geral da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), Rafael Vitale, citou como a agência vem se estruturando para atrair investidores para os leilões previstos para 2024. Segundo ele, a agência estrutura leilões com modelagem de PPP (parcerias público-privadas), para garantir mais atratividade.  Há um olhar especial para o Brasil pelos projetos bem elaborados e que endereçam questões globais de sustentabilidade e de infraestrutura. “A ANTT tem acompanhado de perto os desafios das concessões e tratado as demandas com senso de urgência. Temos convicção de que a carteira de projetos que está sendo desenvolvida para 2024 vai atrair players nacionais e estrangeiros”, ressaltou Vitale.

Também presente no evento, Pedro Capeluppi, secretário de Parcerias e Concessões do Rio Grande do Sul, comentou sobre o andamento das PPPs no estado e destacou a implantação do free flow, novo sistema de pedágio que está em fase de testes em algumas rodovias brasileiras. “O Estado já promoveu e segue promovendo privatizações e PPPs para alavancar investimentos. Acreditamos que a parceria com o setor privado é uma maneira de gerar emprego, renda, movimentar a economia e melhorar a qualidade do serviço público aos gaúchos”, afirmou Capeluppi.

Saiba mais sobre o free flow aqui.

Fonte/Imagem: Confederação Nacional do Transporte (CNT) |

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