Uma quadrilha especializada no roubo de cargas, de caminhões e sequestro de caminhoneiros está sendo desarticulada em uma operação da Polícia Federal e do GAECO/SP, com o apoio da Polícia Militar do Estado de São Paulo, na manhã desta quinta-feira, 14/12.
Chamada de Operação Aboiz, a ação conjunta foi realizada em municípios dos estados de São Paulo e Minas Gerais.
200 agentes das polícias deram cumprimento a 15 mandados de prisão e 25 mandados de busca e apreensão, que foram expedidos pela 2ª Vara da Justiça Estadual em Valinhos, SP.
Os mandados, que tem por alvos 11 homens e quatro mulheres, estão sendo cumpridos nas cidades de Osasco e São Paulo, Capital.
A investigação começou em outubro de 2023, a partir de informações colhidas sobre um grupo criminoso que agia na região de Valinhos, interior de SP, tendo por ponto de partida um roubo de carga ocorrido na cidade de Valinhos, SP, no dia 22/09/2023.
O grupo criminoso usava mulheres (integrantes do grupo e alvos de mandados de prisão nesta data), que se passavam por funcionárias de empresas interessadas na contratação de fretes, marcando pelo aplicativo o ponto de encontro. Ao chegarem no local, os caminhoneiros eram recepcionados por essas mulheres e roubados por elas e seus comparsas.
Durante o cativeiro, os criminosos além de darem destinação a veículos, realizavam saques e transferências via PIX e gravavam vídeos de suas vítimas (motoristas e algumas esposas que os acompanhavam), enviando-os a familiares, exigindo o pagamento de altos valores em dinheiro para os libertarem.
Os investigados responderão, dentre outros, pelos crimes de associação criminosa, roubo, furto e extorsão mediante sequestro, cujas penas somadas podem ultrapassar 30 anos de reclusão.
Fonte: Blog do Caminhoneiro
Deixe um comentário