Informativos ABTLP

A Importância das campanhas de conscientização nas transportadoras

Publicado pela ABTLP

As campanhas de conscientização desempenham um papel fundamental na construção de um ambiente de trabalho seguro, eficiente e sustentável. Para o Transporte Rodoviário de Cargas, elas se tornam uma mobilização que propõe não apenas informar sobre as causas que elas retratam, mas são também a conscientização para colaboradores, motoristas e gestores, criando uma cultura de responsabilidade coletiva. Assim, as campanhas tornam-se uma oportunidade para reforçar valores fundamentais como segurança, saúde e respeito.

Feitas para alertar a sociedade sobre temas relevantes, as campanhas podem ser compostas por uma série de ações, preventivas ou não. Algumas empresas do setor baseiam-se em questões como o suicídio, o câncer de mama, entre outras e criam formas de implementá-las que incluem abordagens criativas e até interativas para que os colaboradores tenham uma imersão sobre a temática e saibam espalhar informação da forma correta.

Rafaela Cozar, Head de Gestão e Inovação da Roda Brasil Logística – empresa especializada no  transporte de cargas lotação e para o trânsito aduaneiro nos modais de exportação e DTA – compartilha as ações realizadas na transportadora: “Além de palestras, quizzes, jogos, curiosidades e depoimentos, atuamos em diferentes frentes para trazer diversidade no formato de conscientização. Cada um tem uma forma de absorver a informação, ao implementarmos diferentes versões, melhora-se a adesão.”

Essa estratégia aumenta a conscientização ao tornar os temas acessíveis e menos intimidantes, estimulando a cooperação e conectando as pessoas à causa. Contudo, a executiva explica que manter a frequência e o engajamento ainda são desafios a serem superados: “É essencial que as campanhas sejam contínuas e que não percam força ao longo do tempo. Manter o engajamento das equipes, especialmente em temas sensíveis como saúde e prevenção, exige criatividade e comunicação constante”.

Nesse sentido, a persistência em disseminar as campanhas gera resultados positivos a longo prazo, reforçando os valores de responsabilidade social e bem-estar até que essas práticas se tornem parte natural do dia a dia da empresa. Quando integradas à cultura organizacional, essas ações impactam diretamente o ambiente de trabalho e são um diferencial para o mercado.

“Na Roda Brasil, essas ações nos fortalecem como equipe, e um ponto importante é o impacto positivo na nossa imagem externa. Clientes e parceiros passaram a enxergar essas iniciativas como um compromisso genuíno com o bem-estar e a responsabilidade social, valores que são fundamentais para nós”, finaliza Rafaela.

Fonte: Blog do Caminhoneiro | Imagem: Banco de imagens/Canva

Deixe um comentário