Área governamental Informativos ABTLP

Brasil caminha a passos largos na direção de um trânsito mais seguro, diz ministro

Publicado pela ABTLP

Criação de secretaria nacional, lançamento de campanha educativa, revisão de normativos do setor e reconhecimento a iniciativas que promovam segurança nas pistas são mostram a relevância do tema para o Governo Federal

No encerramento da Semana Nacional de Trânsito, o Governo Federal divulgou os nomes do agraciados com o Prêmio Denatran 2021. Trata-se de reconhecimento a trabalhos desenvolvidos em todo o país capazes de estimular jovens e crianças a adotarem comportamentos que contribuam para a segurança nas pistas. A premiação, que não ocorria desde 2017, contou com quase 200 inscritos, de 20 diferentes unidades da Federação, os quais concorriam em sete categorias (confira lista mais abaixo).

“É extremamente interessante ver essa Semana Nacional de Trânsito. Caminhamos a passos largos na direção de um trânsito mais seguro”, destacou o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, durante cerimônia de encerramento realizada nesta segunda-feira (27). “Vamos dar a relevância que o trânsito merece. Essa oportunidade lembra a todos que a agenda do trânsito é importante”, disse.

Além do lançamento da campanha nacional No trânsito, sua responsabilidade salva vidas, a Semana Nacional de Trânsito 2021 foi marcada pela transformação do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) em Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). A mudança garante mais autonomia e agilidade na formulação de políticas públicas federais para essa área, além de tornar os serviços prestados à população mais eficientes.

META – Ainda como parte da mobilização deste ano, o Conselho Nacional de Trânsito, órgão máximo deliberativo do setor, aprovou a revisão do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans). A proposta norteará todas as ações dos órgãos de trânsito em torno de uma meta ambiciosa: reduzir em 50% o total de mortes registradas nas vias do país ao longo da próxima década.

“É uma diretriz, um guia para que todos os órgãos do Sistema Nacional de Trânsito possam implementar ações que têm como propósito salvar vidas. É um dos nossos legados”, analisou o secretário Nacional de Trânsito, Frederico Carneiro. Ele também apresentou o Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (Renaest), primeira base de dados nacional com informações do tipo.

Conheça os agraciados com o Prêmio Denatran 2021:
CATEGORIA I – Para alunos na faixa etária de até 12 anos. O vencedor foi Daniel Martins de Oliveira, de 8 anos, estudante do Colégio Tiradentes da PMMG, que desenvolveu um jogo lúdico infantil, com a professora, orientadora e mãe Jaqueline Castro Martins.

CATEGORIA II – Para alunos na faixa etária dos 13 anos aos 17 anos. Venceu a aluna Júlia Valentim de Oliveira, de 13 anos, estudante do 7° ano do Colégio Tiradentes da PMMG.

CATEGORIA III – Para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), cujo trabalho a ser apresentado era uma produção musical. Não houve vencedor nesta categoria.

CATEGORIA IV – Para os alunos da Educação Especial. O aluno Clebson Mendes Bragado, de Porto Velho/RO, ganhou o prêmio junto com a professora orientadora, Maria de Fátima Peres, pela confecção de um mosaico.

CATEGORIA V – Programa ou projeto de Educação para o Trânsito. Destinada a organizações, instituições ou empresas. Venceu projeto desenvolvido pelo Centro Universitário do Distrito Federal UDF, representado pela reitora, Beatriz Maria Eckert-Hoff, e pela dra. Ingrid Luiza Neto, direta responsável pela iniciativa agraciada.

CATEGORIA VI – Destinada aos alunos ou profissionais de engenharias e arquitetura, com trabalhos de conclusão de curso voltados para segurança viária ou veicular. A aluna Maria Clara Suguinoshita e o professor orientador, dr Jorge Tiago Bastos, da Universidade Federal do Paraná. O trabalho vencedor foi o artigo científico “Fatores Determinantes para o Excesso de Velocidade em Vias Arteriais Urbanas”.

CATEGORIA VII – Para educação realizada por meio de projetos ou programas dos órgãos integrantes do Sistema Nacional de Trânsito. A Coordenação de Educação do Detran-MS foi o vencedor por projeto desenvolvido de elaboração e produção de recursos pedagógicos, por meio digital, para auxiliar professores e alunos durante o período de isolamento social.

Fonte: Ministério da Infraestrutura

Deixe um comentário