Informativos ABTLP

Atividade econômica avança 1,04% no início de 2021, aponta BC

Publicado pela ABTLP

Resultado superou expectativa de economistas consultados pelo Valor, que esperavam alta de 0,5%

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) teve alta de 1,04% em janeiro de 2021, na comparação dessazonalizada com o mês anterior, conforme divulgado nesta segunda-feira pela autoridade monetária. Em dezembro de 2020, o indicador teve alta de 0,71% (dado revisado de expansão de 0,64%).

O resultado do primeiro mês deste ano veio acima da mediana das estimativas colhidas pelo Valor Data, de 0,5% de aumento. As estimativas iam de estabilidade a expansão de 1%.

No acumulado de 12 meses até janeiro, porém, o IBC-Br teve queda, de 4,04%. Devido às constantes revisões, o indicador medido em 12 meses é mais estável do que a medição mensal.

Na comparação com janeiro de 2020, houve baixa de 0,46%, na série sem ajuste. Por sua vez, na média móvel trimestral, usada para captar tendências, o indicador registrou alta, de 0,83% em relação aos três meses encerrados em dezembro.

O comportamento do indicador em janeiro foi influenciado por aumento de 0,4% da produção industrial e de 0,6% na prestação de serviços e recuo de 0,2% das vendas do varejo restrito (recuo de 2,1% do varejo ampliado, que inclui as vendas de veículos, motos, partes e peças e de material de construção).

O IBC-Br tem metodologia de cálculo distinta das contas nacionais calculadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O indicador do BC, de frequência mensal, permite acompanhamento mais frequente da evolução da atividade econômica, enquanto o Produto Interno Bruto (PIB) de frequência trimestral, descreve um quadro mais abrangente da economia.

Fonte: Valor Econômico

Deixe um comentário