Informativos ABTLP

ABTI informa novas exigências para transporte de cargas em San Juan, na Argentina

Publicado pela ABTLP

A Associação Brasileira de Transportadores Internacionais (ABTI) informa sobre uma nova exigência para o ingresso e saída de motoristas do transporte de cargas da província de San Juan, na Argentina. De acordo com a entidade, os profissionais devem apresentar uma Declaração Jurada, que pode ser emitida através deste site.

Além disso, ao ingressar pelos corredores de San Carlos, Bermejo ou Marayes, os motoristas precisam informar à polícia sobre o roteiro e o ponto de saída, para que sejam realizados os devidos controles.

O prazo máximo de trânsito na província é de três horas. Para residentes é necessário comprovar a realização de dois testes PCR-RT e dois IgG/IgM com uma frequência de sete dias cada um e de modo intercalado.

Para não residentes em San Juan é necessário apresentar o histórico de testes PCR-RT e IgG/IgM a que tenha sido submetido até o momento de ingresso na província.

O motorista também será submetido a novo teste (IgG/IgM) nos limites provinciais. Uma vez realizado o teste, em caso de positivo, ele deverá se dirigir imediatamente ao Estádio Bicentenário, sem ter contato com familiares ou terceiros.

É proibido que motoristas do transporte de cargas em trânsito façam paradas na província, exceto em situações de urgência ou em estações de serviço para abastecer, mas sem deixar a cabine do veículo.

Exigências dificultam atividades do setor
O governo de San Juan alega que tais medidas implementadas são consequência do aumento de número de casos de covid-19 na região. A ABTI declara que compreende que o novo protocolo da província é inviável de ser cumprido, pois além de burocratizar a atividade do setor, também constrange os profissionais que se mantêm em serviço para garantir o abastecimento da sociedade.

A Associação já está em busca de uma solução para o impasse, mas enquanto não há retornos, solicita que as empresas adequem a logística de suas atividades para que não haja transtornos com seus motoristas quando em trânsito ou destino a San Juan.

Fonte: ABTI

Deixe um comentário