Informativos ABTLP

Vídeo mostra o que acontece quando a pressão interna de um tanque é reduzida drasticamente

Publicado pela ABTLP

Alguns tipos de operações de transporte precisam de vácuo para a realização do descarregamento. Esse tipo de operação é comum, mas trata-se de algo delicado. Quaisquer falhas podem resultar em uma catástrofe, que pode destruir uma carreta em questão de segundos.

É o que mostra um vídeo gravado pela Wabash National Corporation, uma das maiores fabricantes de implementos rodoviários dos Estados Unidos. Eles produzem uma série de tipos de carretas, e algumas que funcionam por meio de diferenças de pressão atmosférica.

No caso do vídeo abaixo, foi usada uma carreta Brenner antiga, fabricada em 1992, que foi modificada para o experimento, com os pés de apoio e eixos posicionados de forma a não atrapalhar a visualização da implosão.

https://youtu.be/0N17tEW_WEU

Com o uso de um caminhão de vácuo, a pressão interna da carreta foi sendo reduzida, até o máximo de 10,5 PSI de pressão negativa.
Quando esse pico foi atingido, a carreta acabou sendo esmagada. Uma curiosidade é que não é o vácuo que puxa as paredes do tanque para dentro. É a pressão externa, a pressão atmosférica, que amassa o veículo, pelo “peso” que ela exerce sobretudo no planeta.
Se o experimento fosse realizado em uma zona de pressão atmosférica muito baixa, como o pico do monte Everest, o colapso da estrutura demoraria muito mais. Se fosse no espaço, onde não existe atmosfera, nada aconteceria com o tanque se fosse aplicado vácuo dentro dele.

Por isso, em operações com esse tipo de implemento, é bom seguir à risca todos os procedimentos de segurança e manter todas as válvulas de segurança em perfeito estado de conservação.

Outros exemplos:

Fonte: Blog do Caminhoneiro

Deixe um comentário