Notícias em Destaque

Representantes da Abiclor e CETESB participam de workshop

Publicado pela ABTLP

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS foram o tema da capacitação

Técnicos da CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo e profissionais do segmento de cloro-álcalis e derivados participaram, entre 23/11 e 6/12, de workshop virtual sobre os 17 ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, estabelecidos pela ONU – Organização das Nações Unidas.

A inciativa tem por finalidade capacitar os trabalhadores da Abiclor – Associação Brasileira da Indústria de Álcalis, Cloro e Derivados e da CETESB, para identificar objetivos e traçar planos de ação e metas para atingir os ODS estratégicos. Entre os colaboradores da CETESB participaram profissionais do departamento de Desenvolvimento Estratégico e Institucional e do departamento de Cooperação Institucional e Internacional.

Conforme os organizadores, com a capacitação os profissionais terão entendimento amplo e profundo dos ODS, dessa forma, poderão integrá-los à rotina empresarial, além de desenvolverem planos de comunicação para internalizá-los nas ações das empresas e nas estratégias de Advocacy – prática que visa influenciar a formulação de políticas e a alocação de recursos públicos -.

Segundo a diretora-presidente da CETESB, Patrícia Iglecias, o workshop está em consonância com o programa CETESB de Portas Abertas e representa um esforço conjunto do setor produtivo na promoção da sustentabilidade real. “A iniciativa reforça a parceria que existe há anos entre CETESB e Abiclor, que engloba colaboração e compartilhamento de informações técnicas.”

O diretor-executivo da Abiclor, Martim Afonso Penna destaca que o evento é um desdobramento do Protocolo de Intenções firmado entre a Abiclor e a CETESB, no começo de junho, para reduzir os impactos ambientais no processo produtivo, por meio dos ODS.

“O acordo institui, voluntariamente, metas de redução dos impactos ambientais decorrentes dos processos produtivos e da prestação de serviços das empresas associadas à Abiclor. O setor de cloro-álcalis foi o primeiro a assinar esse protocolo de intenções com a CETESB”, ressalta.

A dirigente da CETESB afirma que o treinamento está intrinsicamente vinculado ao Protocolo de Intenções para adesão aos ODS, voluntário, firmado entre CETESB e Abicolor. “Dessa maneira, nossos profissionais poderão trabalhar de forma estratégica com sustentabilidade e com os ODS, gerando oportunidades, competitividade e longevidade aos negócios das empresas, que passarão a atuar de forma engajada na construção de práticas sustentáveis.”

Os 17 ODS foram recomendados pela ONU durante a Conferência das Nações Unidas sobre desenvolvimento sustentável realizada no Rio de Janeiro, em 2012. O estabelecimento dos objetivos busca produzir um conjunto de metas voluntárias, voltadas ao setor produtivo, com o propósito de suprir os desafios urgentes enfrentados pelo planeta nas áreas de meio ambiente, economia, política e social.

O workshop foi dividido em cinco módulos. Os quatro primeiros foram ministrados pela Rede Brasil do Pacto Global, vinculada a ONU, e o quinto ficou a cargo da Consultoria Perspectivas. Os cinco temas abordados foram: apresentação dos 17 ODS; definição de metas e indicadores; apresentação de case: definição de metas claras – integração à estratégia de negócios; identificação de métricas; e advocacy e estratégia.

Nota da ABTLP
OS ASSOCIADOS BORELLI (Claudio Borelli, Hermann Kielblock, Edivilson Lima, Abner Souza e Flavio Maschi) E CESARI (Adriana Carmona, Moana Duarte Sutilo, Gilson Sabino de Oliveira e Sergio Sukadolnick), ESTAVAM PRESENTES NO WORKSHOP VIRTUAL.

Deixe um comentário