Área governamental Informativos ABTLP

Novo portal do governo reúne serviços para o cidadão; saiba como usar

Publicado pela ABTLP

O governo federal pretende integrar serviços digitais oferecidos à população em único canal, o portal gov.br. Lançado em agosto, ele reúne informações que antes estavam espalhadas em diferentes sites.

Até o fim de 2020, o objetivo é levar todos os 1,6 mil sites da administração federal para esse portal. O governo diz que o custo com a criação de um novo site e a migração dos dados é de R$ 43 milhões, mas prevê economizar cerca de R$ 100 milhões por ano com a mudança.

Os primeiros sites que fizeram parte do novo portal são o de Serviços, Governo do Brasil e Planalto — juntos, os 3 recebem cerca de 13 milhões de visitantes todos os meses.

A mudança é parte de um decreto, assinado pelo presidente Jair Bolsonaro quando completou 100 dias de governo.

Como começar a usar o serviço:
Acesse o site gov.br;
Clique na opção “Acesse sua conta gov.br”;

  • Em seguida, se ainda não possui uma conta, crie uma clicando na opção “Crie sua conta”;
  • Insira suas informações pessoais, como o CPF. O portal irá pedir ainda outras informações, como ano ou dia de nascimento e primeiro nome da mãe para confirmar a operação;
  • É necessário também incluir alguns dados de contato, como e-mail e celular. Para isso, o gov.br envia um número para autenticação para o endereço ou número disponibilizados.

Na página de acesso do cidadão, é possível realizar cadastro nos serviços digitais do INSS, por exemplo, além de outros serviços.

O gov.br chega com mais de 3 mil serviços públicos, quase metade deles já digitais.

Segundo comunicado da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, mais de 300 serviços foram digitalizados em 2019. Até o final, a meta é colocar outros 400 serviços na plataforma. Para o ano que vem, outros mil estão na lista.

Entre o que já está lá, por exemplo, é possível encontrar serviços de trânsito, como CNH digital, infrações e veículos cadastrados.

A unificação de canais também está prevista no projeto: 41 aplicativos estão disponíveis no site, desde um jogo sobre a Constituição Federal até o SISU, sistema usado para acessar notas do ENEM.

Lista de categorias que têm serviços no gov.br:
Agricultura e pecuária
Assistência social
Comunicações e transparência pública
Ciência e tecnologia
Cultura, artes, história e esportes
Educação e pesquisa
Empresa, indústria e comércio
Energia, minerais e combustíveis
Finanças, impostos e gestão pública
Forças armadas e defesa civil
Justiça e segurança
Meio ambiente e clima
Infraestrutura, trânsito e transportes
Trabalho, emprego e previdência
Saúde e vigilância sanitária
Viagens e turismo

Deixe um comentário