Informativos ABTLP Modificações nas Leis

Inmetro publica portaria com aperfeiçoamentos do PBE Veicular

Publicado pela ABTLP

O Inmetro publicou, nesta quinta-feira (25), portaria com atualização de requisitos para avaliação de consumo energético e emissões dos veículos que integram o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV).

Entre as principais atualizações, há novos parâmetros para calcular os índices de poluentes emitidos pelo veículo, seguindo o padrão estabelecido pelo Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (PROCONVE/Ibama); a redução da tolerância nos ensaios de Consumo Energético Combinado (MJ/km) para até 6% de desvio – anteriormente o índice era 8%) -, e a utilização de métodos específicos nos ensaios de veículos híbridos e elétricos a bateria, baseado nas normas da ABNT e SAE (Society of Automotive American Engenieers). O consumidor passa a ver na tabela e na etiqueta a informação da autonomia do veículo (em km).

A nova portaria também determina que os valores de autonomia e eficiência divulgados pelas montadoras, para veículos eletrificados, seja o mesmo que consta na tabela do Inmetro. “São alterações amplamente discutidas com a indústria, em um processo de evolução constante do programa. Queremos dar informações relevantes ao consumidor, para ajudá-lo na decisão de compra, e ajudar a indústria a comunicar à sociedade os principais atributos dos seus produtos”, afirmou Hercules Souza, chefe da Divisão de Verificação e Estudos Técnico-Científicos (Divet).

As montadoras têm até o dia 30 de setembro para adequação ao novo regulamento.

Fonte: Inmetro

Deixe um comentário