Informativos ABTLP

Ibama fiscaliza transporte aquaviário de produtos nocivos no Amazonas

Publicado pela ABTLP

Manaus (24/02/2023) – O Ibama realizou, este mês, uma operação de fiscalização ao “Transporte Aquaviário de Produtos Perigosos” no Amazonas. Em parceria com o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), com as Polícias Civil e Ambiental do Amazonas, com a Marinha do Brasil, e com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), o Instituto iniciou as vistorias preventivas nas embarcações que carregam e comercializam produtos nocivos em rios do estado.

Foram inspecionadas, na ação, 16 embarcações, que resultaram em uma advertência, nove notificações e na lavratura de 10 autos de infração que, juntos, totalizaram o valor de R$ 125.800,00. Foram realizadas, ainda, três coletas de amostras de combustíveis para análise e a apreensão de oito embarcações e de 60 mil litros de combustível diesel marítimo.

O condutor de uma embarcação em operação de carregamento sem licença portava, também, nota fiscal com destinatário divergente.

A operação contou com o apoio de duas lanchas operacionais da Polícia Civil e duas da Polícia Ambiental, além de uma lancha cedida pela Marinha.

Segundo o chefe da Equipe Técnica de Prevenção e Atendimento a Emergências Ambientais da Superintendência do Ibama no Amazonas, o analista ambiental Daniel do Nascimento, “desde 2018, o Instituto e outras instituições parceiras vêm realizando ações de fiscalização com o objetivo de coibir atividades irregulares e ilegais de transporte aquaviário de produtos perigosos. Com isso, há a diminuição dos riscos de ocorrência de acidentes que possam colocar em risco o meio ambiente e a saúde da população”.

Diretoria de Proteção Ambiental
Assessoria de Comunicação do Ibama
imprensa@ibama.gov.br
(61) 3316 1015

Fonte: IBAMA

Deixe um comentário