Informativos ABTLP

Confiança da indústria tem nova alta, mas segue longe do pico pré-pandemia

Publicado pela ABTLP

A alta em julho, de 12,2 pontos, foi a segunda maior variação positiva da série histórica do indicador, que atingiu 89,8 pontos.

A confiança da indústria brasileira voltou a subir em julho, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (29) pela Fundação Getulio Vargas (FGV). A alta, de 12,2 pontos, foi a segunda maior variação positiva da série histórica do indicador, que atingiu 89,8 pontos – ainda abaixo do pico pré-pandemia, de 101,4 pontos.

Segundo a economista do Ibre Renata de Mello Franco, a confiança da indústria de transformação segue avançando impulsionada pela diminuição do pessimismo para os próximos três meses.

“Porém, os indicadores que medem a situação atual mostram que o grau de insatisfação com o momento presente permanece elevado”, ressalta. “Chama a atenção a recuperação dos indicadores de produção prevista e emprego previsto sugerindo novamente que, na opinião dos empresários, o terceiro trimestre tende a ser melhor do que o anterior”.

Em julho, 18 dos 19 segmentos industriais pesquisados tiveram aumento da confiança. O resultado decorre de melhor avaliação dos empresários em relação ao momento presente e, principalmente, diminuição do pessimismo para os próximos três e seis meses.

O Índice de Expectativas subiu 14,3 pontos, para 90,5 pontos enquanto o Índice de Situação Atual cresceu 9,9 pontos, para 89,1 pontos, ambos ainda se mantêm em nível abaixo de março. Nos últimos três meses, o IE recuperou aproximadamente 78% das perdas observadas em março e abril, enquanto o ISA apenas 65%.

Fonte: G1

Deixe um comentário