Realizado em parceria com o Instituto MDA, o levantamento foi feito entre 19 e 23 de novembro de 2025
A nova edição da Pesquisa CNT de Opinião, divulgada nesta terça-feira (25), amplia de forma significativa o panorama sobre a percepção dos brasileiros a respeito do cenário político, social e econômico do país. Além da avaliação do governo federal e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e das projeções para a eleição presidencial de 2026, a rodada apresenta novos recortes e temas que ajudam a compreender tendências fundamentais do comportamento eleitoral e das expectativas da sociedade.
Realizado presencialmente entre 19 e 23 de novembro de 2025, em parceria com o Instituto MDA, o levantamento atualiza a leitura nacional sobre temas centrais da vida pública e inclui uma análise sobre a relação dos eleitores com o Congresso Nacional. Essa parte observa o nível de satisfação com a atuação parlamentar, o grau de lembrança do voto nas últimas eleições, a disposição do eleitorado em renovar a representação política.
O estudo investiga a percepção da população sobre a presença de facções criminosas, a avaliação do Projeto Antifacção aprovado pela Câmara dos Deputados e a opinião sobre quem deve liderar o enfrentamento a essas organizações. A pesquisa também identifica como os brasileiros avaliam a capacidade do Estado de recuperar áreas atualmente sob domínio de grupos criminosos.
A confiança nas instituições e a forma como os cidadãos enxergam os estudos e alertas relacionados às mudanças climáticas também foram temas explorados.
Ainda reúne expectativas da população para os próximos meses em áreas como emprego, renda, educação, saúde e segurança pública.
No total, foram feitas 2.002 entrevistas em todas as regiões do país, com margem de erro de 2,2 pontos percentuais e nível de confiança de 95%.
Acesse aqui a íntegra do relatório da 166ª Pesquisa CNT de Opinião.
Fonte: Confederação Nacional do Transporte

Deixe um comentário