Motoristas estão sendo obrigados a usar o serviço e instalar tags, gerando milhares de multas que podem causar até a suspensão da CNH.
Somente na rodovia Rio-Santos, em trecho administrado pelo grupo CCR, mais de 1 milhão de veículos foram autuados e muitos motoristas estão com a CNH suspensa. No estado de São Paulo ainda não está disponível quantos condutores tiveram a CNH suspensa por evasão de pedágio. Em média entre 20% e 36% dos veículos são autuados.
Governo paulista obriga usuário a instalar Tags
O governo de São Paulo tem apoiado a implementação do sistema de pedágio eletrônico por trecho percorrido, conhecido como free flow, nas rodovias do estado. A medida pode reduzir o custo para os usuários em algumas estradas, mas também tem provocado o início da cobrança em trechos que antes eram gratuitos. Além disso, pode inviabilizar outras formas de pagamento.
O primeiro pedágio free flow em São Paulo entrou em operação em 2023, na SP-333, sob responsabilidade da concessionária Ecovias do Noroeste Paulista. Desde então, o número de multas por evasão de pedágio tem sido alto: 36% dos motoristas sem tag que passaram pelos pórticos da rodovia foram multados. Entre setembro de 2024 e março de 2025, foram registradas 60.649 infrações em Itápolis e 62.383 em Jaboticabal.
Para motoristas que não utilizam a tag de pagamento automático, o processo de regularização é complexo. Após a passagem pelo pórtico, é necessário acessar o site ou aplicativo da concessionária em até 30 dias, fazer um cadastro e pagar o valor devido. Caso contrário, o condutor é multado em R$ 195,23 e recebe 5 pontos na CNH.
Na Rodovia dos Tamoios, em Caraguatatuba, também houve índice significativo de infrações: cerca de 20% dos motoristas sem tag foram autuados por não pagamento, segundo dados da TV Globo.
Motoristas com tag não enfrentam esse problema, pois o valor é debitado automaticamente. Já quem depende da leitura da placa precisa seguir o processo manual de pagamento, o que tem gerado a maioria das multas.
Diante disso, tanto o governo paulista quanto autoridades federais discutem alternativas para facilitar o pagamento, como a inclusão de opções em bancos e lotéricas. A Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) já confirmou que todos os novos contratos de concessão rodoviária incluirão o sistema free flow.
Fonte: Estradas | Foto: divulgação
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