Pneus certificados, dispositivos de retenção infantil adequados e cilindros de GNV em dia estão entre as principais recomendações do Instituto
Férias escolares, verão, altas temperaturas. Durante o mês de janeiro, com a maior circulação de veículos nas rodovias, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) chama a atenção dos motoristas para um conjunto de cuidados que podem proporcionar uma viagem mais tranquila e livre de imprevistos, riscos e prejuízos.
O Inmetro destaca que a escolha correta de pneus, componentes de freio, o uso adequado de dispositivos de retenção infantil e a verificação das condições dos cilindros de Gás Natural Veicular (GNV), todos produtos regulamentados pela autarquia, são pontos essenciais para garantir deslocamentos mais seguros e econômicos.
Atenção aos pneus
O condutor deve observar, no momento da compra, a presença da Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (Ence), que deve estar visível e sem obstruções.
A etiqueta informa o nível de eficiência energética, a aderência em pista molhada e o ruído externo gerado pelo produto, permitindo a comparação entre modelos e auxiliando na escolha daqueles que oferecem melhor desempenho e maior segurança.
Além disso, pneus adequadamente calibrados e na pressão recomendada pelo fabricante do veículo contribuem para a redução do consumo de combustível e para a segurança da sua viagem.
Freios
Além dos pneus, os freios são componentes primordiais da segurança veicular. O motorista deve observar o nível do fluido, as condições das lonas e pastilhas de freio antes de viajar. Caso seja necessário trocá-los antes da viagem, é importante observar a presença do selo do Inmetro, que é obrigatório na embalagem do fluido e nas lonas e pastilhas de freio, atestando que os mesmos foram avaliados e aprovados para a venda no mercado brasileiro.
Segurança infantil
O transporte de crianças também exige atenção especial. O uso de dispositivos de retenção infantil é obrigatório e deve seguir faixa etária, peso e altura: bebê-conforto para crianças de até um ano, cadeirinha entre um e quatro anos e assento de elevação dos quatro aos sete anos.
Todos esses equipamentos precisam possuir o selo do Inmetro, que indica que o equipamento foi submetido a ensaios e atende aos requisitos técnicos previstos em regulamento. Produtos sem certificação não oferecem garantias mínimas de desempenho e segurança.
Gás Natural Veicular (GNV)
O uso do Gás Natural Veicular (GNV) é considerado seguro, desde que todas as exigências técnicas e legais sejam rigorosamente cumpridas.
O Inmetro reforça que o cilindro deve ser certificado, instalado por oficina credenciada e submetido à requalificação a cada cinco anos, procedimento que avalia sua resistência e condições de uso. A negligência nesse item pode resultar em vazamentos, falhas estruturais e acidentes graves.
Cuidados extras
Além desses cuidados, o Instituto orienta que os motoristas mantenham a inspeção de segurança veicular em dia, quando aplicável, e busquem sempre serviços e produtos certificados.
A lista de empresas acreditadas e informações detalhadas sobre os regulamentos técnicos podem ser consultadas no portal oficial do órgão, em gov.br/inmetro.
Sinmac e Ouvidoria
Caso ocorra algum acidente ou incidente de consumo, o consumidor deve comunicá-lo ao Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo (Sinmac) no Portal de Serviços do Inmetro.
Ao suspeitar de fraudes ou falsificações, o consumidor deve entrar em contato com o Inmetro por meio do canal da Ouvidoria no site do Instituto ou pelo telefone gratuito 0800 285 1818 (apenas por telefone fixo), no período de 8 h às 16 h 30 min.

Deixe um comentário