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“Estamos falando do maior volume de investimentos de toda a América Latina”, afirma Renan Filho

Publicado pela ABTLP
Ministro dos Transportes assina contratos de concessão de mais dois lotes de rodovias paranaenses; investimento nas estradas do estado chegará a quase R$ 100 bi

O Paraná deu mais um passo decisivo rumo à modernização da sua infraestrutura rodoviária. Nesta segunda-feira (28), o ministro dos Transportes, Renan Filho, assinou, no Palácio do Planalto, os contratos de concessão dos Lotes 3 e 6 do Sistema Integrado de Rodovias do Paraná.

A iniciativa, que envolve R$36 bilhões em investimentos, marca um dos maiores aportes já realizados no setor. Serão 1.231 quilômetros de rodovias federais e estaduais sob concessão, abrangendo 51 municípios. A expectativa é de uma redução de 40% nos acidentes e a geração de 330 mil empregos, entre diretos, indiretos e por efeito-renda.

Mais do que requalificar o asfalto, os projetos, que estão no Novo PAC, visam transformar a mobilidade, impulsionar a economia regional e garantir mais segurança para quem transita pelas rodovias.

“Nada tem uma externalidade econômica tão positiva quanto esse volume de investimentos nas rodovias do Paraná. Isso impulsiona o desenvolvimento do estado em todas as áreas, do turismo à indústria, da agricultura ao setor de comércio e ao serviço”, disse Renan Filho.

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O diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Guilherme Theo Sampaio, adiantou que a Agência será presença constante durante os trabalhos das concessionárias na região. “Para a Agência é uma grande alegria poder ter um momento como esse, de trazer o papel de fiscalização, de ser parceira da concessionária na execução, mas sobretudo, entregar ao usuário, ao setor produtivo, tudo aquilo que é esperado para o Paraná transportar suas riquezas”, afirmou.

O Lote 3, concedido à empresa CCR S.A., cobre 569 quilômetros distribuídos entre as BRs 369, 373, 376 e PRs 170, 323, 445 e 090 — um eixo estratégico que liga o norte do estado ao Porto de Paranaguá, o segundo maior exportador de soja do país.

Com R$16 bilhões em investimentos, estão previstas duplicações, pavimentações, novos sistemas de controle de tráfego, reforço na sinalização e outras melhorias. O pacote deve gerar mais de 143 mil empregos e trará benefícios diretos aos usuários, como descontos para motoristas frequentes e pagamento automático por tags.

Lote 6: Maior investimento dos últimos anos

Com 662 quilômetros de extensão e sob responsabilidade da empresa EPR, o Lote 6 é o maior contrato entre os novos editais de concessão e representa um investimento de R$20 bilhões.

O trecho abrange as BRs 163, 277, 469 e as PRs 158, 180, 182, 280 e 483 — um corredor logístico que conecta a fronteira com o Paraguai e a Argentina até o litoral paranaense. As obras incluem a construção de novos trechos, viadutos, acessos e a completa modernização das vias, fortalecendo o transporte de cargas, o agronegócio e a indústria regional. Estima-se que o projeto gere mais de 183 mil empregos.

Paraná em Obras

Além dos Lotes 3 e 6, em 2023 o Ministério dos Transportes levou a leilão os Lotes 1 e 2 do sistema rodoviário paranaense. Ao longo das próximas três décadas, os sistemas rodoviários serão administrados por duas empresas entrantes no setor: a Infraestrutura Brasil Holding XXI S.A., vencedora do Lote 1 e que vai gerir o ativo como concessionária Via Araucária, e o Consórcio Infraestrutura PR, que arrematou o Lote 2 e o administrará como EPR Litoral Pioneiro. As empresas investirão R$30,4 bilhões nos 19 trechos de estradas que compõem os dois lotes, beneficiando moradores de 41 municípios da área de abrangência – cerca de 6 milhões de habitantes.

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Em setembro deste ano outros dois lotes de rodovias paranaenses irão a leilão. Os projetos são marcados pelo ineditismo de unir vias estaduais e federais.

A cerimônia desta segunda-feira não simboliza apenas a assinatura de contratos — marca o início de uma nova era para o Paraná: mais moderno, conectado e pronto para o futuro.

“O Paraná tinha trauma de concessão, porque não foram sadias, não foram justas e não foram honestas com a população, mas hoje nós estamos entregando algo transparente, com muita obra e com preço justo, ainda mais com desconto”, finalizou o governador do Paraná, Ratinho Júnior.

Fonte: Ministério dos Transportes | Foto: Marcio Ferreira/MT

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