Pesquisa da CNT de Rodovias 2024, o Estado concentra nove das dez melhores estradas do Brasil, todas sob concessão
Lançado pelo governo paulista, em 2025, o programa “SP para toda Obra” tem previsão de investimentos de R$30 bilhões em rodovias públicas e concedidas de São Paulo.
Na sequência, o o governo anunciou a inclusão de três novos projetos, que incluem mais R$21,8 bilhões em melhorias na malha viária do estado. Essas iniciativas fazem parte da próxima rodada de concessões realizadas pelo Governo de São Paulo por meio da Secretaria de Parcerias em Investimentos. Entre elas estão o Circuito das Águas, a Rota Mogiana e o Lote Paranapanema que abrangem 1.203 quilômetros de rodovias em diferentes regiões do estado.
Segundo a Pesquisa CNT de Rodovias 2024, entre as dez melhores estradas brasileiras, nove estão em território paulista; todas sob concessão. O levantamento também mostra que 75,4% dos trechos avaliados no estado foram classificados entre ótimo e bom, resultado que reforça o impacto dos contratos de concessão na qualidade das vias e na segurança viária.
Ao todo, 10.760 quilômetros de rodovias paulistas foram analisados pela Confederação Nacional do Transporte (CNT). Desses, 4.366 quilômetros receberam classificação ótima e 3.746 quilômetros foram avaliados como bons.
De acordo com os critérios técnicos, o desempenho também se destaca: a pavimentação alcançou 61% de classificação ótima; a sinalização, 59,3%; e a geometria da via, 41,4%. Apesar de ter um bom resultado geral, algumas rodovias estão classificadas como regulares, entre elas, a SP-055, SP-125, SP-079, SP-312, SP-322, SP-171, SP-250 e SP-425, que são administradas pelo Estado e ainda exigem intervenções estruturais.
Segundo o presidente da Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado de São Paulo (FETCESP), Carlos Panzan, a qualidade das estradas paulistas deve-se ao pioneirismo do estado nas autorizações de privatização das rodovias. “No início, enfrentamos alguns desafios, porém avançamos de forma consistente ao aprimorar os processos de concorrência, os estudos técnicos e os modelos de privatização, o que nos posicionou em um patamar significativamente superior ao dos demais estados.”
Apesar de ter qualidade, ainda há um trabalho a ser realizado para aprimorar a infraestrutura das vias. Panzan afirma que as rodovias do estado de São Paulo, como um todo, estão muito prejudicadas pelo elevado fluxo de veículos. “É necessário repensar o transporte nas grandes metrópoles para dar mais fluidez ao trânsito, pensar em alternativas como entregas noturnas para aliviar o trânsito dos grandes centros. Isso realmente facilitaria a logística e o abastecimento da cidade“, diz.
As novas concessões, como o Circuito das Águas, a Rota Mogiana e o Lote Paranapanema, vêm para trazer um grande avanço para a logística, fluidez de trânsito, a implementação de novas tecnologias e duplicação das rodovias. “As concessões rodoviárias contribuirão para reduzir congestionamentos e ampliar a segurança de todos os usuários. No campo tecnológico, destaca-se a implementação do sistema free flow, que atende a uma demanda histórica do setor ao permitir a cobrança de pedágio proporcional ao trecho efetivamente percorrido.”
Com informações da Fetcesp e Estradas

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