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Artigo: Conscientização digital

Publicado pela ABTLP
Artigo trata como os criadores de conteúdo digital podem apoiar a humanização no trânsito.

A ciência tem demonstrado exaustivamente que o uso excessivo de telas está prejudicando a saúde física e mental das pessoas. Cabe, contudo, um provocativo questionamento: o problema está somente no tempo passado online ou na qualidade do conteúdo consumido? Sabe-se que estamos super expostos a conteúdos desinformativos e nocivos que moldam nossa percepção sobre a realidade do mundo.

A produção de conteúdos que incentivem a reflexão crítica, com relevância social e que estimulem a empatia e o engajamento comunitário pode ser um aliado potente para enfrentar nossas questões sociais mais urgentes.

A produção de conteúdos que incentivem a reflexão crítica, com relevância social e que estimulem a empatia e o engajamento comunitário pode ser um aliado potente para enfrentar nossas questões sociais mais urgentes.

É possível trabalhar, com ferramentas digitais, a consciência coletiva e a forma como nos relacionamos para a construção de uma sociedade mais saudável e justa.

É nesse ponto que a educação para a mídia se torna uma aliada poderosa e uma contribuição relevante para fortalecer o senso crítico, ampliando a reflexão sobre o poder das narrativas para gerar uma transformação positiva na sociedade. O projeto Criadores 2.0, iniciativa da Evoluir, aposta justamente na força da comunicação e na capacitação de pessoas para produzirem conteúdos audiovisuais críticos que possam inspirar uma nova forma de conviver no espaço urbano.

“Em 2025, o projeto contribuiu exemplarmente para gerar reflexão sobre o papel social da mídia ao abordar o tema da humanização no trânsito.”

Em parceria com a concessionária Arteris e viabilizada pela Lei de Incentivo à Cultura, a formação em mídias digitais envolveu mais de uma centena de participantes, entre estudantes e empreendedores de distintos segmentos, em várias cidades do país, e resultou na produção de conteúdos relevantes e inovadores direcionados a sensibilizar a sociedade, especialmente para os riscos no trânsito.

Vale lembrar que a cada 15 minutos uma vida é perdida no trânsito brasileiro.

Em 2023, foram quase 35 mil mortes, segundo o DataSUS, e em 2024 os números nas rodovias federais cresceram 10% em relação ao ano anterior. Esses dados, frios e impactantes, revelam uma tragédia silenciosa que se repete todos os dias.

O retrato mais alarmante vem dos motociclistas. De acordo com o Atlas da Violência 2025, a taxa de mortalidade desse grupo alcançou 6,3 mortes por 100 mil habitantes em 2023. Ou seja, 12,5% a mais do que em 2022. O crescimento escancara um cenário que exige novas formas de enfrentamento.

“Ao capacitar os participantes para produzirem conteúdos audiovisuais críticos, que não apenas alertem para os riscos, mas também inspirem uma nova forma de conviver no espaço urbano, o projeto promove reflexão sobre o papel social da mídia.”

É nesse ponto que a educação se torna uma aliada poderosa para o uso das ferramentas digitais. Trata-se de uma contribuição fundamental que fortalece o senso crítico particularmente de jovens. Além disso, amplia a reflexão sobre o poder das narrativas para uma transformação social. É preciso fazer com que as produções de mídias digitais se tornem aliadas na construção de uma sociedade focada no bem estar coletivo.

Artigo de Carla Costa, coordenadora de projetos na Evoluir

Fonte: Portal do Trânsito | Foto: PeopleImages.com para Depositphotos

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