Informativos ABTLP

ANTT e Nova 381 liberam ponte sobre o Rio Prainha e amenizam impactos na BR-381

Publicado pela ABTLP
Decisão técnica conjunta entre ANTT e concessionária garante liberação estratégica da ponte, contribuindo para reduzir retenções causadas por interdição no trecho de Antônio Dias (MG)

Uma ação emergencial conjunta entre a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a Concessionária Nova 381 busca amenizar os impactos no tráfego da BR-381. A partir desta terça-feira (29/7), a ponte sobre o Rio Prainha, no sentido Governador Valadares, no km 307+800, será liberada ao tráfego. A medida vai aliviar o fluxo de veículos na região e minimizar os efeitos da operação “Pare e Siga” causada pela queda de talude no município de Antônio Dias, no km 297+500.

A liberação da ponte foi definida com base em avaliações técnicas conduzidas em parceria entre engenheiros da ANTT e da concessionária, que executa os serviços de conservação e operação do trecho. As últimas etapas de preparação — pintura, limpeza e retirada de barreiras de concreto — foram concluídas nesta tarde, possibilitando a abertura segura da estrutura ao tráfego.

A atuação da ANTT foi decisiva para a viabilidade da medida. Além da fiscalização contínua para garantir o cumprimento do contrato de concessão, a Agência participou ativamente da análise técnica que autorizou a liberação da ponte sobre o Rio Prainha e do túnel, interditados anteriormente por questões geotécnicas. “Em situações emergenciais como esta, todo o processo de tomada de decisão depende de parecer técnico da Agência, garantindo que a solução não apenas resolva o problema imediato, mas preserve a segurança viária e os direitos dos usuários”, explicou o diretor-geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio.

De acordo com ele, é um trabalho conjunto da ANTT com a concessionária, o que auxilia na tomada das decisões. “A ANTT tem atuado de forma próxima e técnica junto à Nova 381 para encontrar soluções ágeis e seguras. A liberação da ponte sobre o Rio Prainha é resultado direto dessa parceria e de um trabalho técnico conjunto para mitigar os efeitos da interdição em Antônio Dias”, completou o diretor-geral.

Próximos passos na BR-381

Enquanto o tráfego ganha fluidez com a liberação da ponte, a concessionária prepara um plano emergencial para desobstrução e recomposição do talude no trecho interditado, sob supervisão e acompanhamento técnico da ANTT. O objetivo é garantir que as intervenções sejam rápidas, eficazes e seguras, com mínimo impacto para os usuários.

A Concessionária Nova 381 é responsável pela administração de 303,4 km da BR-381/MG, entre Belo Horizonte e Governador Valadares, passando por 21 municípios. O contrato prevê a realização de obras estruturantes, serviços de atendimento ao usuário, manutenção da via e ações de modernização da infraestrutura rodoviária.

Com essa liberação, ANTT e concessionária reforçam o compromisso com a segurança viária, a fluidez do tráfego e o bem-estar dos usuários, mesmo diante de desafios geotécnicos e climáticos. “A parceria técnica entre o poder público e a iniciativa privada segue como um pilar essencial para enfrentar emergências e manter o país em movimento”, concluiu Guilherme Theo Sampaio.

 

Fonte: Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT | Foto: Divulgação / Comunicação ANTT

Deixe um comentário