Notícias em Destaque

ANTT divulga recomendações para o setor de cargas

Publicado pela ABTLP

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) enviou ofício circular para as entidades que atuam em cooperação com a ANTT para execução de inscrição e manutenção de transportadores no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC). O objetivo foi recomendar medidas de prevenção do setor para evitar a propagação da pandemia do Coronavírus no Brasil.

Seguem as principais orientações:
• Mantenham os locais de atendimento aos transportadores sempre limpos, higienizando/esterilizando.
• Mantenha os locais de atendimento bem ventilados, preferencialmente com ventilação natural.
• Instrua/treine os atendentes sobre os meios de transmissão do Coronavírus, de forma a evitar a transmissão e o contágio pelo vírus, transformando-os em multiplicadores/disseminadores dessas informações aos demais colegas de trabalho e transportadores.
• Disponibilize álcool-gel 70% para os atendentes e transportadores que estejam em atendimento.
• Se perceber que algum membro da equipe está com os sintomas, afaste-o se suas funções imediatamente.
• Outras medidas de higienização devem ser realizadas, em especial a do sistema de ar condicionado.
• Não há necessidade de alarde com a situação, apenas seguindo recomendações de higiene e educação já é possível reduzir muito a transmissão do vírus.
• Consulte fontes confiáveis, evite notícias falsas (fake news).
• Outras medidas também podem ser adotadas tais como: revezamento dos atendentes dos postos de atendimento, alteração do horário de funcionamento dos locais de atendimento, a fim de reduzir o deslocamento de funcionários nos horários de pico, atendimento aos transportadores mediante agendamento e etc.

As medidas referentes ao funcionamento dos pontos de atendimento devem ser informadas à ANTT por meio do e-mail: rntrc@antt.gov.br.

Histórico – A ANTT já divulgou duas orientações sobre o transporte rodoviário de passageiros em relação ao Coronavírus. A primeira foi um guia para os passageiros e as empresas. A segunda foi a Resolução nº 5.875, de 18 de março de 2020, que suspende as viagens internacionais.

Fonte: ANTT

Deixe um comentário