Medida reforça segurança e regularidade nos pagamentos de frete, protegendo os direitos dos transportadores
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) iniciou o processo de cancelamento da habilitação de Instituições de Pagamento Eletrônico de Frete (IPEFs) que não cumpriram os requisitos estabelecidos pela regulamentação vigente.
A medida é resultado de um trabalho técnico que avaliou o cumprimento das exigências normativas decorrentes de alterações na Resolução ANTT nº 5.862/2019 feitas para fins de adequação à legislação vigente. As instituições que cumpriram os requisitos dentro dos prazos estabelecidos, tiveram sua habilitação mantida. Já aquelas que não atenderam integralmente às exigências foram notificadas e, após a conclusão do processo administrativo, tiveram suas habilitações canceladas.
A iniciativa reforça o compromisso da ANTT com a transparência, a segurança jurídica e a regularidade dos pagamentos de frete no transporte rodoviário de cargas, fortalecendo a confiança no setor e protegendo os direitos dos transportadores.
A primeira empresa com habilitação cancelada foi a TruckPag Bank S.A., conforme estabelecido na Deliberação nº 161, de 9 de maio de 2025, publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (14/5). A empresa permanece responsável por todas as obrigações assumidas durante o período em que esteve habilitada.
Fonte: Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT | Foto: Divulgação SUROC/ANTT
Deixe um comentário