Informativos ABTLP

Finalizadas as obras de implantação em 98 quilômetros da BR-080/G

Publicado pela ABTLP
Serviços foram realizadas pelo DNIT, responsável pela via, no trecho entre São Miguel do Araguaia e Alto Horizonte

Usuários da BR-080, entre os municípios de São Miguel do Araguaia (GO) e Alto Horizonte (GO) passaram a ter mais segurança em seus deslocamentos com a entrega das obras de implantação de 98 quilômetros de pistas no trecho citado.

De acordo com a Autarquia, a rodovia garante acesso direto a cidades como Bonópolis (GO), Amaralina (GO) e Mara Rosa (GO), além de desempenhar papel estratégico na integração entre os estados de Goiás e Mato Grosso.

Segundo o Dnit, foram realizados serviços de terraplenagem, drenagem, pavimentação e implantação de sinalização horizontal e vertical. O empreendimento também contemplou a construção de duas pontes — sobre os rios Pintado e Gregório — e de um viaduto na interseção entre a BR-080/GO e a GO-164. Durante todo o período de execução, as equipes realizaram a supervisão ambiental da obra.

Investimentos

As obras tiveram investimentos de R$ 161 milhões, e vão beneficiar diretamente o escoamento da produção agroindustrial e o fortalecimento do turismo, especialmente em função da integração interestadual da Região Centro-Oeste e da temporada de praias do Rio Araguaia.

Além disso, o empreendimento também facilita o acesso dos municípios lindeiros a serviços essenciais, como saúde, educação e transporte, além de reforçar a conexão com a Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO), que possui um ponto estratégico em implantação no município de Mara Rosa.

Compromisso

A entrega do trecho deve garantir mais segurança e o conforto aos usuários da rodovia, além de proporcionar melhorias na fluidez do tráfego. Antes da pavimentação, os deslocamentos eram realizados por vias não pavimentadas, frequentemente afetadas por alagamentos, o que comprometia o direito de ir e vir, aumentava o tempo de viagem e elevava os custos com combustível.

A conclusão da BR-080/GO contribui para o aprimoramento da conexão entre os estados de Mato Grosso, Goiás e o Distrito Federal, além de facilitar o escoamento da produção do agronegócio e o transporte de bens e serviços.

Com a conclusão das boras, o turismo regional será beneficiado, especialmente na temporada do Rio Araguaia, que atrai visitantes de diversas regiões do país para as praias fluviais e a prática da pesca esportiva. Mais informações no site do Dnit.

Fonte: Estradas | Foto: Divulgação/Dnit

Deixe um comentário