Informativos ABTLP

Aproximadamente 20 milhões de brasileiros são afetados pelas tragédias no trânsito

Publicado pela ABTLP

No Brasil morrem 36.000 pessoas por ano e 200 mil ficam com invalidez permanente. Para cada vítima fata ou inválida, entre 60 e 120 pessoas são afetadas direta ou indiretamente. São os familiares, as próprias vítimas quando sobrevivem, amigos, colegas de trabalho e a comunidade onde vivem.

Essas 236 mil vítimas — entre mortos e pessoas com invalidez permanente —, quando multiplicadas pela média de 60 pessoas afetadas por cada caso, representam 14.160.000 brasileiros que, de alguma forma, são direta ou indiretamente impactados por uma única tragédia no trânsito.
Se considerarmos o limite superior da estimativa, de 120 pessoas afetadas por vítima, o número salta para 28.320.000 brasileiros.

Segundo Rodolfo Rizzotto, coordenador do SOS Estradas, essa estimativa de impacto foi desenvolvida durante o período da pandemia, a partir de estudos que analisaram os desdobramentos sociais e emocionais de uma única morte.

“No caso do trânsito, a maioria das vítimas é formada por jovens ou pessoas em plena vida produtiva. O impacto, portanto, é ainda maior. E, quando há invalidez permanente, o sofrimento se prolonga, atingindo muito mais pessoas ao longo do tempo”, explica Rizzotto.

Combate a impunidade no trânsito começa nas mídias sociais

No próximo domingo, 16 de novembro, é celebrado o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito . Data da ONU e que no Brasil foi adotada pela Trânsito Amigo, entidade de vítimas.
O impacto de cada morte e caso de invalidez é muito maior do que revelam as estatísticas.

Por outro lado, todos os dias são postados milhares de vídeos por maus influenciadores que exibem infrações e crimes de trânsito e ganham dinheiro com isso porque conquistam centenas de milhares de seguidores.

Potenciais assassinos se tornam celebridades e estimulam outros a fazer o mesmo, até pela perspectiva de ganhar dinheiro com isso. A impunidade nas mídias sociais contribui para mais tragédias no trânsito.

Ajude a combate-la.

– Não siga os potenciais assassinos do trânsito
– Denuncie os conteúdos ilegais.
– Denuncie as plataformas que não removem esses vídeos e os anunciantes que financiam esses canais direta ou indiretamente.
– Denuncie as autoridades omissas que não combatem esses maus influenciadores, principalmente as de trânsito
Não silencie diante disso e faça sua parte. A menos que você seja como eles.

Material da campanha é gratuito e acessível

Os interessados em divulgar o tema, utilizar o material da campanha, inclusive reproduzir nas suas mídias sociais, podem acessar a página www.diamundial.com.br 

Fonte/Imagem: Estradas

Deixe um comentário