Avaliação da CGU aponta avanço em prevenção à corrupção, ética pública e governança; a meta é atingir o Nível 5 até dezembro
Em reconhecimento como uma das gestões mais eficazes do Governo Federal, o Ministério dos Transportes comemora a classificação Nível 3 na avaliação de integridade pública, realizada pela Controladoria-Geral da União (CGU), com 100% de implementação dos elementos analisados. O objetivo é alcançar o Nível 5 de excelência até dezembro de 2025.
“A meta está traçada, rumo ao nível máximo de integridade. Esse progresso só é possível com o engajamento das nossas equipes e a convicção de que a integridade não é uma meta isolada, mas o fundamento de toda política pública que transforma realidades. Seguiremos avançando com transparência, estratégia e responsabilidade”, celebrou o secretário-executivo da pasta, George Santoro.
O Modelo de Maturidade em Integridade Pública (MMIP), ferramenta utilizada pela CGU para medir o desempenho dos órgãos federais, avaliou aspectos como governança, transparência, prevenção à corrupção e ética pública. O mérito do Ministério dos Transportes é resultado de esforços contínuos para estruturar e implementar processos robustos nas diretrizes.
“Alcançar esse patamar não é apenas um selo de excelência, mas também um incentivo para que continuemos aprimorando nossos processos e fortalecendo a cultura de integridade dentro do ministério. Esse resultado é fruto de um trabalho conjunto, de servidores dedicados e de uma gestão que valoriza a integridade como pilar essencial para o desenvolvimento do nosso país”, detalhou o chefe da Assessoria Especial de Controle Interno do Ministério dos Transportes, Henrique Barros.
Entre as iniciativas que têm impulsionado a atuação do órgão está o Plano de Integridade 2024-2027, aprovado pela Portaria MT nº 525/2024, que transforma objetivos como o comprometimento da alta gestão, a conscientização sobre assédio e discriminação, o fortalecimento da transparência ativa e passiva, capacitações sobre temas de integridade e o engajamento das áreas técnicas em ações práticas.
Além da pasta dos Transportes, apenas mais dois órgãos do Executivo atingiram o Nível 3 do ranking, entre eles o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.
De olho na meta
Para alcançar o Nível 5 até dezembro de 2025, o Ministério dos Transportes tem adotado estratégias alinhadas aos mais altos padrões de governança pública. Entre as novidades, estão a criação dos Comitês de Governança e Controle Interno, além de políticas de sustentabilidade e prevenção ao nepotismo.
No próximo dia 20 de outubro, em Brasília, ocorre a 4ª edição do Workshop Integridade em Foco, que reunirá especialistas da Comissão de Ética Pública (CEP) e da CGU para debater o conflito de interesses e nepotismo, com foco no fortalecimento da ética, transparência e impessoalidade no serviço público.
Fonte: Ministério dos Transportes | Foto: Jerônimo Gonzalez
Deixe um comentário