Com o objetivo de fortalecer as políticas municipais para a administração eficaz da velocidade de veículos dentro de centros urbanos, a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) abriu, nesta semana, uma consulta pública para o lançamento do Guia de Gestão de Velocidades no Contexto Urbano. Para aprimorar o conteúdo, a consulta estará aberta até 21 de agosto, possibilitando a participação e contribuições da sociedade e dos municípios.
O guia apresenta um conjunto abrangente de estratégias e instrumentos que oferecem aos gestores públicos diversas alternativas para o controle de velocidades, privilegiando soluções integradas, sustentáveis e alinhadas às especificidades locais.
Conforme o secretário Nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, o documento marca um avanço significativo ao ampliar o conceito tradicional de gestão de velocidades, superando o foco exclusivo em fiscalização e aplicação de multas.
“Alinhado ao Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), o guia orienta a definição adequada dos limites de velocidade conforme o contexto de cada via, com o objetivo central de contribuir para a redução contínua de mortes e lesões graves por meio da promoção de velocidades seguras”, diz.
Destinado a gestores bem como técnicos municipais, o material se destina para a readequação das velocidades em vias urbanas de diferentes tipos — arteriais, coletoras e locais. Deve-se consultá-lo sempre que for necessário planejar, revisar ou implementar políticas de gestão de velocidade, funcionando como uma ferramenta essencial em diagnósticos de segurança viária, planos de mobilidade e requalificação de ruas.
Participe da consulta pública, clique aqui.
Fonte: Portal do Trânsito | Foto: albund para Depositphotos
Deixe um comentário