NTC&Logística e COMJOVEM passam a integrar o ANTT Coopera. Assinatura aconteceu no CEARTT e marca novo capítulo de cooperação institucional, com foco no fortalecimento da regulação do transporte de cargas e no protagonismo de jovens lideranças do setor
Na semana seguinte em que inaugurou o seu mais novo polo de inteligência regulatória — o CEARTT (Centro de Estudos Avançados em Regulação de Transportes Terrestres) —, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) deu mais um passo decisivo para aproximar a regulação do setor transportador da realidade prática das estradas e da inovação que move o país.
Nesta terça-feira (10/6), a ANTT recebeu a visita técnica da NTC&Logística e da COMJOVEM — Comissão de Jovens Empresários e Executivos da entidade — para uma imersão no CEARTT e, sobretudo, para formalizar a inclusão da COMJOVEM como parte integrante do Termo de Cooperação assinado com a NTC em junho do ano passado. O encontro contou com a presença do diretor-geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio, do presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi, e do coordenador nacional da COMJOVEM, André de Simone.
O reconhecimento da COMJOVEM como parceira institucional é simbólico e estratégico. Mais que um gesto formal, é a inclusão de uma geração de empresários e executivos que já atua na construção de soluções e inovações para o transporte rodoviário de cargas (TRC). A iniciativa fortalece o compromisso da ANTT com o futuro do setor — com regulação eficiente, diálogo transparente e construção conjunta de políticas públicas.
“O transporte de cargas é espinha dorsal da economia nacional e ouvir quem está renovando esse setor com inovação e protagonismo é uma escolha estratégica. Ao integrar a COMJOVEM ao ANTT Coopera, abrimos um canal direto com o futuro do transporte brasileiro”, destacou o diretor-geral Guilherme Theo Sampaio.
>>> Acesse aqui para ver todas as fotos da visita técnica <<<
O CEARTT, recém-inaugurado, foi o cenário ideal para selar essa parceria. Mais do que uma nova estrutura física, o centro nasce com a missão de reunir governo, academia e setor produtivo para transformar conhecimento técnico em ações regulatórias concretas. A visita da comitiva da NTC&Logística marcou, assim, o início de uma jornada colaborativa que já está em movimento.
Com foco em inovação, formação técnica e trocas institucionais, o ANTT Coopera — programa que rege a parceria — visa transformar cooperação em resultados práticos: racionalizar processos, gerar dados estratégicos, compartilhar experiências e contribuir para políticas públicas mais eficazes. A inclusão da COMJOVEM amplia esse escopo, com a força de quem está na linha de frente da renovação empresarial.
Para Eduardo Rebuzzi, presidente da NTC&Logística, a ampliação da parceria representa o reconhecimento do trabalho da juventude do setor e o compromisso de seguir evoluindo junto com a Agência. “É um marco importante para o TRC”, completou.
Já o coordenador da COMJOVEM, André de Simone, destacou a relevância institucional da aproximação. “Estar ao lado da ANTT, participando ativamente das discussões regulatórias, nos fortalece como liderança e como voz atuante em um setor tão fundamental para o país”, disse.
Ao assinarem o termo de reconhecimento de parceria no âmbito do ANTT Coopera, ANTT e NTC&Logística renovaram o compromisso de pensar e construir, juntos, o transporte do presente e do futuro. Um transporte mais integrado, mais eficiente — e agora, também, mais jovem.
ANTT Coopera
O Programa ANTT Coopera é regido pela Resolução nº 6.008/2023 e coordenado pela Assessoria Especial de Relações Institucionais, Internacionais e de Comunicação – AESRIC. Seu objetivo é articular parcerias técnicas com entidades públicas e privadas, promovendo o intercâmbio de experiências e soluções que contribuam para o desenvolvimento regulatório e técnico-científico no setor de transportes terrestres.
Fonte: Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT | Foto: Rebeca Takechi
Deixe um comentário