Ministério dos Transportes participou da 5ª edição do seminário “Brasil Rumo à COP 30”, na qual foi apresentado um estudo sobre a descarbonização dos transportes
O Ministério dos Transportes participou, nesta segunda-feira (12), da 5ª edição do ciclo de seminários “Brasil Rumo à COP 30”. Durante o encontro, foi apresentado o resultado de um estudo sobre a descarbonização dos transportes, com foco na mitigação das emissões em toda a cadeia do setor. O trabalho é fruto da colaboração entre as principais empresas, entidades e instituições acadêmicas ligadas aos transportes.
A iniciativa representa um esforço alinhado aos compromissos assumidos pelo Brasil no âmbito da Conferência das Partes (COP) e reafirma o engajamento do país com a agenda climática global. O encontro reuniu lideranças de todos os segmentos da cadeia de transportes, com o objetivo de debater soluções e estabelecer responsabilidades voltadas à transição energética.
Representando a pasta, o subsecretário de Sustentabilidade do Ministério dos Transportes, Cloves Benevides, afirmou que o estudo representa um avanço concreto para o setor, ao promover a união de esforços públicos e privados em torno de um futuro sustentável. “Estamos diante de um momento histórico e estratégico. Ao tratarmos de crise climática, infraestrutura e desenvolvimento, falamos de escolhas que devem orientar políticas públicas comprometidas com segurança, justiça social e sustentabilidade ambiental”, destacou.
Ele reforçou que o órgão tem se posicionado para uma atuação que incorpore a sustentabilidade como premissa do planejamento da infraestrutura de transportes, com o objetivo de garantir que as decisões façam sentido para o setor produtivo, os formuladores de políticas e a população.
Nesse processo, Benevides ressaltou a importância de transformar a sustentabilidade em prática efetiva, com destaque para a inclusão de cláusulas obrigatórias de transição energética, investimento ambiental e compromisso com os territórios impactados em todos os contratos de concessão. “Infraestrutura robusta, responsabilidade ambiental e inclusão social não são objetivos opostos; são faces da mesma moeda”, completou.
O subsecretário também frisou que o compromisso do Ministério dos Transportes é chegar à COP com propostas realistas, bem estruturadas e alinhadas às metas climáticas brasileiras.
Descarbonização dos transportes
O documento apresenta um resumo executivo do estudo realizado pela Coalizão para a Descarbonização dos Transportes, criado com o objetivo de embasar tecnicamente as estratégias brasileiras rumo à neutralidade de carbono até 2050. O setor de transportes, responsável por cerca de 11% das emissões nacionais, foi analisado em profundidade a partir da construção de uma memória de cálculo robusta, baseada em dados e evidências, para identificar as principais alavancas capazes de promover a transição energética no setor.
O estudo mapeou mais de 90 alavancas de descarbonização, com destaque para três grandes vetores:
- A mudança da matriz de transporte, com a redução da dependência do modal rodoviário e ampliação da participação de ferrovias e hidrovias;
- A eletrificação da frota;
- O uso intensivo de biocombustíveis.
Juntas, essas estratégias representam cerca de 60% do potencial de descarbonização do setor. Além delas, ações de eficiência energética e melhorias tecnológicas podem garantir a redução de até 110% das emissões atuais, embora esse resultado ainda não seja suficiente para alcançar a meta de emissões líquidas zero (Net Zero) até 2050, o que exigirá a continuidade do trabalho, inovação e engajamento constante.
Projeção
O documento projeta, ainda, um cenário futuro para 2050 com ganhos significativos: aumento do volume de carga transportada em todos os modais; crescimento da participação de modais mais limpos na matriz logística; investimentos expressivos em mobilidade urbana; expansão da produção e uso de biocombustíveis; eletrificação de mais da metade da frota leve; e adoção de novas tecnologias, como o hidrogênio verde.
Fonte: Ministério dos Transportes | Foto: Michel Corvello/MT
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